Enaltecendo a inclusão das pessoas negras no mercado, ação ‘Respeito Dá o Tom’ é lançada
Evento aconteceu na noite desta terça-feira (26)
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Evento aconteceu na noite desta terça-feira (26)
Com o objetivo claro de enaltecer a importância das pessoas negras e pardas em cargos de liderança e destaque no mercado de trabalho, combatendo o preconceito e mostrando ser possível uma sociedade mais igualitária, foi lançado nesta terça-feira (26), no Yotedy em Campo Grande, o programa “Respeito Dá o Tom”, criado pela Aegea, holding da Águas Guariroba.
De forma bastante destacada, o programa foi mostrado para a comunidade na prática, com depoimentos dos idealizadores, e também a participação de representantes do ID-BR (Instituto Identidades do Brasil), uma ONG que atua na promoção dos direitos humanos na luta pela igualdade racial da população negra, que ao final do evento contemplaram a Aegea com o selo “Sim à Igualdade Racial”, recebido por empresas e entidades que se posicionam firme nesta luta.
As ações do programa, que ocorrem nos 9 municípios que a holding opera, vão desde rodas de conversa para informação e sensibilização sobre o tema entre os profissionais da empresa até adequações nos processos de recrutamento e seleção, com foco em ampliar a diversidade racial no quadro de trabalhadores, inclusive em funções de liderança.
“É difícil acreditar que em um país onde mais da metade da população é negra ou parda, apenas 5% dos executivos são negros ou pardos. Precisamos compartilhar a ideia para gerar mais e mais oportunidades”, opinou Radamés Kassebi, diretor da Aegea. Jocélio Alves, um dos idealizadores do projeto junto à empresa, afirmou que Campo Grande é um piloto no desenvolvimento desta ação. “Eu como negro não tive provlemas de ascender na empresa em que eu trabalho. Mas isso é raro. Dessa forma, passamos a olhar para esse tema de uma forma muito mais direta”, pontuou.
Ações assertivas
Em sua essência, o projeto quer que pessoas negras possam estar efetivamente empoderadas na luta por vagas melhores, cargos de liderança, com um acesso muito mais definitivo ao mercado, mas menos em posições menores, e muito mais em posições de mais destaque. A Águas Guariroba será uma das empresas piloto do projeto, que também será implementado em outros estados.
Luana Genót, diretora da ID-BR, realizou também uma dinâmica para que as pessoas pudessem entender na prática quais discriminações uma pessoa negra sofre desde a infância, em seu cotidiano. Além disso, o evento contou com falas da procuradora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva Passos e com o professor Aleixo Paraguassu. Exposições de arte enaltecendo a cultura negra, além de uma pequena oficina sobre como aplicar o turbante, também pontuaram a ação.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.