Empresa procura Marquinhos para apresentar ‘Aeromóvel’, nova modalidade de transporte
O veículo utiliza tecnologia de ar pressurizado e trafega em via alternativa
Arquivo –
O veículo utiliza tecnologia de ar pressurizado e trafega em via alternativa
O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), recebeu o deputado federal Vander Loubet (PT) na manhã desta segunda-feira (20) e o coordenador executivo do Sistema Aeromóvel, Marcos Bosio. A empresa apresenta um sistema de de transporte de passageiros guiados de forma totalmente automática em via exclusiva. Atualmente, o sistema é implementado em Canoas, no Rio Grande do Sul, e leva em conta, principalmente, uma ocupação mínima do solo, já que o veículo coletivo segue em uma linha elevada da via, liberando espaço para o tráfego.
“Logo que conheci o projeto pensei em Campo Grande, como saída para a questão de mobilidade e transporte. É um novo conceito de integração do transporte, que tem como fator principal o custo benefício”, afirmou o deputado, durante o encontro.
A tecnologia é baseada na propulsão pneumática – o ar é pressurizado por ventiladores estacionários de alta eficiência energética, por intermédio de um duto localizado dentro da via elevada. O ar empurra ou puxa uma placa de propulsão fixada ao veículo, que se movimenta por truque (plataforma sobre rodas de aço) em trilhos.
No encontro, Marquinhos declarou que “o trânsito de Campo Grande nunca foi planejado. É necessário que comecemos a pensar em abrir as discussões no sentido de pensar em alternativas viáveis para resolver essa questão, principalmente pela mobilidade urbana”.
Aeromóvel
Considerada uma tecnologia sustentável, o aeromóvel foi inventado na década de 1970 pelo engenheiro brasileiro Oskar Coester, cujo nome deriva de Aerodynamic Movement Elevated (Movimento aerodinâmico elevado, em tradução livre). Especialistas em mobilidade urbana analisam que o transporte é uma alternativa rápida, barata e com elevada capacidade de deslocamento de pessoas. Ele baseia-se no princípio de redução do peso-morto por passageiro transportado (carga útil).
No Brasil, a tecnologia ainda é pouco implementada, apesar de já funcionar na Europa há cerca de 20 anos e estar presente desde 1989 na cidade de Jakarta, capital da Indonésia, onde o sistema é apresenta uma linha circular no interior de um parque ecológico, que abriga centros de convenções, teatros e hotéis.
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