EMHA firma acordo com moradores para autoconstrução de casas
Famílias serão reassentadas em quatro áreas
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Famílias serão reassentadas em quatro áreas
Por unanimidade, moradores oriundos da Cidade de Deus entraram em acordo com a Agência Municipal de Habitação (EMHA). As famílias serão reassentadas em quatro áreas já designadas na Capital: José Teruel Filho I e II, Bom Retiro, Canguru e Vespasiano Martins.
Os moradores concordaram em receber materiais de construção e auxílio técnico para finalizar as casas localizadas nos 296 lotes previamente estabelecidos, diante da constatação de irregularidades encontradas no contrato firmado junto à Morhar Organização Social – regime de mutirão – e que agora se encontra sob análise da atual gestão municipal.
O sistema a ser adotado para que as famílias efetivamente possam habitar nesses locais será o de autoconstrução, por intermédio de recebimento de kits, com materiais de construção necessários para a finalização das moradias. A Diretoria de Habitação da EMHA ainda concederá escopo técnico às obras.
“Falamos a verdade aqui. Ou seja: o que pode e o que não pode ser feito. Todos compreenderam que é preciso dar fim na condição atual de habitação dessas famílias. Justamente por isso, houve uma aproximação significativa estabelecida entre a Prefeitura de Campo Grande e Governo do Estado a fim buscar uma solução a contento”, enfatizou o diretor-presidente da EMHA, Enéas Netto.
Segundo o presidente da Associação de Moradores do José Teruel Filho II, Ronaldo Leão, trata-se de uma iniciativa que beneficia os moradores. “Nós mesmos vamos colocar a mão na massa, além mobilizar nossos pedreiros, eletricistas e encanadores para terminar a construção das casas, pois queremos um futuro melhor para as nossas famílias daqui para frente”, esclareceu.
Parceria entre Prefeitura e Governo do Estado
Após entendimento entre a EMHA e moradores da Cidade de Deus, o diretor-presidente da EMHA se encontrou com a secretária de Habitação do Governo do Estado, Maria do Carmo Avesani. A Agência Estadual de Habitação (Agehab) se mostrou disposta a firmar um convênio com a EMHA, através da concessão dos materiais, para dar prosseguimento à construção dessas moradias.
Um levantamento será feito para avaliar a estrutura das casas, que já apresentam sinais de deterioração, além da lista de materiais necessária para tal. A linha de atuação já foi estabelecida e a parceria entre Prefeitura e Governo de MS consolidada para resolver a situação das famílias o mais rápido possível.
Para Rogério Carvalho, 30 anos, casado, pai de três filhos e morador do Bom Retiro, a autoconstrução irá resolver, de uma vez por todas, a condição atual em que se encontra os moradores da Cidade de Deus. “Pela primeira vez temos esse diálogo com a Prefeitura, que veio aqui e se dispôs a encontrar um modo de ajeitar as nossas vidas. A gente percebeu que está diferente”, constatou.
A reunião com os moradores também contou com a participação do diretor-adjunto da Emha, Ernandes da Silva, e da diretora de Desenvolvimento Social, Maria Helena Bughi.
Notícias mais lidas agora
- Vereador que não conseguiu reeleição morre três dias após eleições em MS
- Casal é feito refém por mais de 8 horas e amarrado durante roubo em sítio de MS
- ‘Me desafiou’: Mãe que matou adolescente esfaqueado tem audiência marcada em Campo Grande
- Adolescente tinha salário roubado pela mãe e diz ter usado cocaína pela 1ª vez para cometer o crime
Últimas Notícias
Concurso dos Correios: confira a vagas destinadas para Mato Grosso do Sul
Último concurso aconteceu há 13 anos
Operação aponta padrão em abastecimento e autorização de candidato do PSDB em suposta compra de votos
PF apreendeu notas fiscais, detalhamentos de faturas e extraiu dados de sistema fiscal
Com entrada gratuita, MIS exibe documentário “Mulheres na Ciência”
Documentário apresenta um panorama sobre as dificuldades e vitórias enfrentadas pelas mulheres
Polícia descobre que homem mentiu sobre roubo de celular para aplicar golpe do seguro em Três Lagoas
Esposa do homem quebrou o aparelho em uma discussão e ele tentaria reaver indenização por meio do seguro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.