Levantamento é do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul

Em , distante 246 km de Campo Grande, ‘todo mundo quer casar'. Ao menos é o que aponta o TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). Na Carreta da Justiça, que leva diversos serviços até a população Estado afora, o casamento foi o serviço mais procurado, e mais de 210 pessoas foram atendidas.

“Os números finais mostram que, a exemplo de outras comarcas, o reconhecimento de união estável e sua conversão em casamento foi o serviço da justiça mais procurado. Apesar do grande número de uniões, foram realizados três divórcios e houve ainda três desistências de ação: dois divórcios e um casamento. No total, mais de 210 pessoas foram atendidas”, comenta a assessoria do Tribunal.

Casamento gay

Em Vicentina também foi realizado o terceiro casamento entre pessoas do mesmo gênero. Conforme a assessoria, o primeiro foi em Guia Lopes da Laguna e o segundo em Laguna Caarapã. “Desta vez, dois homens aproveitaram a presença da unidade móvel para oficializar o sentimento que os moveu a construir uma família juntos”, comenta o Tribunal.

Cronograma – Na próxima semana – de 17 a 21 de julho – a população da cidade de Jateí terá acesso à Carreta. Depois, de 31 de julho a 4 de agosto, será a vez de Novo Horizonte do Sul.

“A Carreta da Justiça faz parte do Programa Judiciário em Movimento do Poder Judiciário de MS e a unidade móvel tem jurisdição em todo o Estado, com competência para apreciar e julgar todas as ações de natureza cível, criminal e juizados especiais, além de Tribunal do Júri”, explica o Tribunal.

Na carreta são oferecidos serviços das áreas cível e criminal, de competência dos Juizados Especiais, como conversão de união estável em casamento, exames de DNA, divórcios, dissoluções de união estável, investigação de paternidade, pedidos para receber pensão alimentícia ou parar de pagar, reconhecimento de paternidade, além das audiências cíveis e criminais já pautadas.

Agosto e Setembro

Quatro cidades serão contempladas, de acordo com o TJ-MS, nos meses de agosto e setembro: Juti (de 21 a 25 de agosto), Douradina (de 28 de agosto a 1º de setembro), Santa Rita do Pardo (de 11 a 15 de setembro) e Selvíria (de 18 a 22 de setembro).

Nos três últimos meses do ano será a vez de Paraíso das Águas (de 2 a 6 de outubro), Jaraguari (de 6 a 10 de novembro), Figueirão (de 20 a 24 de novembro) e Alcinópolis (de 27 de novembro a 1º de dezembro). Ladário será a primeira a receber a Carreta da Justiça em 2018 – de 29 de janeiro a 2 de fevereiro.