Mutirão acontece nesta quarta-feira

Registros do Lira (Levantamento de Índice Rápido do ) mostram situação de alerta no Jardim Noroeste, na região leste de . Na manhã desta quarta-feira (18) agentes de saúde e de combate a endemias realizam mutirão pelo bairro.

De acordo com informações divulgadas pela Prefeitura, os servidores, acompanhados por uma equipe da Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação) saem da UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) e passam pelas casas da região.

O objetivo é recolher materiais que possam servir de procriação do mosquito. Além disso, a população será orientada sobre o que fazer para eliminar e evitar focos do Aedes aegypti. Alertas sobre outras zoonoses também serão realizadas.

O Jardim Noroeste e a Chácara dos Poderes, estão em situação preocupante. Essas duas regiões apresentam a maior presença do Aedes aegypti na Capital. São 6,7% enquanto a médica é de 1,6 na cidade.

Moreninhas e Cidade Morena, também estão em situação de risco, com o índice de infestação maior que 3,9. A preconização do Ministério da Saúde é de 0,01%.

Durante uma ação realizada no dia 2 de dezembro de 2016,  no Jardim Noroeste, um morador da região foi encaminhado para a Decat (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Proteção ao Turista) a fim de prestar esclarecimentos sobre focos do mosquito Aedes aegypti encontrados na residência dele. De acordo com as informações, o homem tinha histórico de notificação pelo mesmo motivo.