Quatro estabelecimentos foram autuados

Quatro mercados atacadistas foram autuados pelo Procon (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) durante fiscalização entre os dias 20 a 23 deste mês, em . Os fiscais encontraram produtos com a data de validade vencida e preços divergentes entre a gôndola e o caixa.

Conforme o Procon, entre as irregularidades, os fiscais constataram 13 produtos com divergência de preços, entre o valor verificado na gôndola e o efetivamente registrado; 64 itens com prazo de validade expirado; 56 sem informação de validade; 68 deteriorados e 27 violados, além de produtos hortifruti considerados impróprios para o consumo.

Em fiscalização, Procon encontra produtos vencidos e ‘preços errados' em atacadistas

Ainda segundo o Procon, nos estabelecimentos também foram encontrados produtos perecíveis em oferta sem informação quanto ao prazo de validade no anúncio.

De acordo com a legislação estadual, os estabelecimentos comerciais são obrigados a divulgar a data da validade dos produtos alimentícios perecíveis incluídos nas promoções ‘relâmpago'.

As fiscalizações foram realizadas para apurar denúncias recebidas pelo número 151 e pelo Fale Conosco do site do Procon.

Os produtos que estão vencidos ou alterado são descartados no ato da fiscalização para garantir que não voltem a ser disponibilizados para a venda ao consumidor.