Em Corumbá, temporal trouxe em 1h metade da chuva esperada para janeiro
Chuva alagou centro, derrubou árvores e pode diminuir focos de queimada
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Chuva alagou centro, derrubou árvores e pode diminuir focos de queimada
Em Corumbá – 444 km de Campo Grande – o temporal desta quinta-feira (12) registrou um volume de água que bateu records na cidade pantaneira. Choveu, em uma hora, mais da metade do que era esperado para o mês de janeiro. Os dados são das PCD’s (Plataformas de Coleta de Dados Ambientais), ligadas ao Cemanden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) nas escolas municipais Almirante Tamandaré e Luiz Feitosa Rodrigues. A média pluviométrica de janeiro, conforme explica o jornal Diário Online, é 145,8 milímetros de chuva de uma série histórica de 30 anos.
A chuva começou por volta das 15h45, logo após o tempo fechar e escurecer. Os ventos atingiram rajadas de 53,64 km/h, conforme o jornal. Na escola Luiz Feitosa Rodrigues, localizado na área central, o pluviômetro marcou 70,6 milímetros. Já na parte mais elevada de Corumbá, outra plataforma instalada na escola Almirante Tamandaré registrou 77,8 milímetros de precipitação. A chuva também movimentou o trabalho da Polícia Militar, de acordo com o Diário Online.
O jornal explica que o 3º Grupamento de Bombeiros Militar (3ºGBM) recebeu diversos chamados. Foram 20 pontos de alagamento na cidade, a maior parte na região do Guanã, área mais elevada. Duas árvores caíram sobre residências. O Corpo de Bombeiros alerta que não houveram feridos.
Ruas centrais também tornaram-se lagos na cidade, a exemplo da Antônio Maria, Porto Carrero, Frei Mariano, Cabral e 7 de Setembro entre Dom Aquino e 13 de Junho, General Dutra (Maria Leite) e alameda Vera Cruz (Universitário). Galerias pluviais da área central ficaram entupidas.
Queimadas – Um aspecto positivo do temporal, segundo explica o Diário Online, é que a chuva pode diminuir focos de queimadas que atingem a vegetação pantanteira ao norte da cidade. Nesta sexta-feira (13), equipes do 3º GBM vão vistoriar a área, e a previsão é de sol com chuva rápida durante o dia e noite. A temperatura deverá oscilar entre 24 e 32 graus Celsius.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Menina de 4 anos tem objeto inserido no abdômen e médicos descobrem abuso e maus-tratos em Campo Grande
Em atendimento anterior, criança foi levada para o hospital com a clavícula quebrada
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.