Educadores defendem idade mínima de seis anos para ensino fundamental
Ação ainda não foi julgada pelo STF
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Ação ainda não foi julgada pelo STF
Educadores de Mato Grosso do Sul apoiam a idade mínima de seis anos para ingresso no Ensino Fundamental. A questão é discutida desde 2007 quando o, então governador do Estado, André Puccinelli (PMDB) pediu alegou haver questionamentos judiciais contra a regra da idade mínima inferior a determinada pela LBD (Lei de Diretrizes e Bases).
Na ação o ex-governador do Estado pede declaração de constitucionalidade dos artigos 24, II, 31 e 32 da Lei 9.394/96, com a interpretação de que o ingresso no ensino fundamental está limitado a crianças com seis anos de idade completos.
Presidente da ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública), Lucílio Nobre, defende a idade mínima de seis anos, desde que o aluno complete a idade no ano corrente.
“Enquanto professor entendo que independente da data deveria matricular a criança para aproveitar o tempo na escola. Há alguns casos de família que já conseguiram a alfabetização na justiça. Seria importante que houvesse um estudo para saber se isso é prematuro ou não. Eu não vejo nenhuma barreira”, declara.
A opinião também é compartilhada pelo presidente da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), Jaime Teixeira. “Se faz seis anos durante o ano que vai cursar, está valendo. Desde 2011 o Estado tem obrigação de oferecer educação dos 5 aos 17 anos. O aumento do tempo da criança na escola é uma conquista. Minha posição é favorável”, afirma.
STF –
Segundo o voto do relator, ministro Edson Fachin, a exigência de idade mínima é constitucional, no entanto, ele ressalta que não cabe norma instituindo data em que a criança deve completar a idade exigida, como algumas leis nas quais se fixa a data de 31 de março.
A ADC (Ação Declaratória de Constitucionalidade) 17 ainda não foi julgada pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Conforme publicado nesta segunda-feira (2), no Diário Oficial da União, o julgamento foi suspenso na última quarta-feira (27) por pedido de vista do ministro Luís Roberto Barroso.
Notícias mais lidas agora
- Em golpe por telefone, idosa faz transferências de R$ 46 mil a estelionatários
- Dupla é presa em bueiro ao furtar fios e derrubar internet e telefones em 14 bairros de Campo Grande
- Passa Pix? Confira as novas regras do pagamento que começam nesta sexta em Mato Grosso do Sul
- VÍDEO: Professora agrediu criança na mesma escola de alto padrão onde houve denúncia de estupro
Últimas Notícias
Acidente entre moto e caminhonete mata jovem na MS-156
De acordo com informações do site Dourados News, a colisão ocorreu por volta das 6h deste sábado (02), após o veículo S10 avançar a via preferencial da rodovia
Band já tem nome para substituir Ana Paula Padrão no MasterChef; saiba quem
Ana Paula Padrão deixou o MasterChef Brasil após 10 anos no comando; saiba quem a Band já sonda para substituí-la no programa
Com padronização estética, herança cultural se perde nos cemitérios de Campo Grande
Embora criada por e para os vivos, a arte tumular reflete a cultura, as tradições e a realidade socioeconômica de todo um povo
Como são os candidatos do Enem em MS? Confira o perfil dos participantes em 2024
Por exemplo, números de brancos e pardos são muito maiores do que outras raças/ cores
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.