Detentos reformam primeira de cinco estruturas de segurança na Capital
Objetivo consiste em economizar nas obras
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Objetivo consiste em economizar nas obras
Foram cinco meses para a entrega, nesta quinta-feira (11), de reforma da 4ª Delegacia de Polícia Civil no Bairro Moreninhas II, em Campo Grande. Esta é a primeira de cinco unidades de segurança a serem revitalizadas por presos do regime aberto e semiaberto.
Obra teve investimento de R$ 160 mil, conforme a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), resultando em economia de 75% caso fosse licitada. Ocorreram intervenções estruturais, elétrica, hidráulica e de pintura do prédio.
“Além da celeridade essas obras representam economia. Escolhemos as Moreninhas por ser delegacia localizada em bairro do tamanho de muitos municípios no interior e estar em situação precária”, justificou o titular da Sejusp, José Carlos Barbosa.
Novas reformas devem contemplar batalhão da PM (Polícia Militar) no Coophasul e Nova Lima, Corpo de Bombeiros do Parque dos Poderes, Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) do Centro e Casa do Homem Pantaneiro, que abrigará a cavalaria da PM.
Desenvolvido em parceria com o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), o projeto “Mãos que Constroem” utiliza apenas a mão-de-obra dos presos autorizada pela 2ª Vara de Execução Penal. Fundo arrecadado com desconto em salário dos presos não é utilizado.
Para o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), ocorre continuidade natural de proposta já aplicada na reforma de seis escolas estaduais. Ele ressaltou ainda que o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) colabora com formação profissional dos envolvidos.
Luiz Carlos Lopes, que há sete anos cumpre pena por tráfico de drogas, contou que trabalhar por cinco meses na reforma consiste em oportunidade ímpar de “mostrar trabalho”, além de se qualificar para seguir carreira profissional na área da construção civil.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Moraes proíbe acesso aos prontuários de mulheres que realizaram aborto
A decisão foi motivada por notícias publicadas pela imprensa sobre solicitações de acesso
Polícia é acionada em casa com cães abandonados e filhote morto no Noroeste
Cães muito magros sem comida, além de um filhote morto
Banco Central aprova pagamento de boletos por Pix
O Banco Central aprovou nesta quinta resolução que moderniza o tradicional boleto
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.