Criança teve broncoaspiração

A criança de 1 ano e meio que passou mal na manhã desta quarta-feira (5) no Ceinf (Centro de Educação Infantil) Cristo é Vida, no bairro Vila Popular, foi transferida para o Hospital Regional Rosa Pedrossian, onde segue internada em estado grave. Ela teve uma broncoaspiração e a família está no local acompanhando a menina.

O padrasto da criança, Aldivan Martinez Machado, 27 anos, contou que recebeu a ligação do Ceinf onde a menina estava por volta das 10 horas da manhã e foi informado de que ela havia passado mal. Ao chegar no local com a mãe, a criança já recebia atendimento. “Quando chegamos [no Ceinf], ela nem estava respirando direito e o Samu já levou para a UPA Vila Almeida”, disse Aldivan.

Segundo padrasto, na UPA a menina foi entubada e estabilizada para que fosse transferida pelo Samu para o Hospital Regional Rosa Pedrossian. “Ela chegou aqui entubada e estava muito pálida”, contou a bisavó Teresinha Maria Vasques, de 67 anos.

Familiares estão no hospital aguardando informações do estado de saúde da criança. Os pais estão acompanhando a menina na ala vermelha do hospital.

De acordo com a bisavó, a criança estava gripada. Na última terça-feira (4), ela ficou na casa da bisavó e voltou no fim do dia para a casa dos pais. A menina teria dormido bem e foi para a creche pela manhã normalmente.

Criança que passou mal em Ceinf é transferida para o HR em estado grave

A broncoaspiração é definida como a aspiração de conteúdo gástrico ou corpo estranho na árvore traqueobrônquica, podendo causar traqueobronquite, pneumonite, infecções pulmonares e obstrução das vias aéreas por aspiração de material sólido.