Criança teve broncoaspiração em Ceinf nesta manhã

Foi encaminhada para o CTI (Centro de Terapia Intensiva) na tarde desta quarta-feira (5) a criança de 1 ano e meio que passou mal no Ceinf (Centro de Educação Infantil) Cristo é Vida, no bairro Vila Popular. Segundo a assessoria de imprensa do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, não há outras informações até o momento sobre o estado de saúde dela.

Em nota, a assessoria do hospital informou que a menina deu entrada às 13h18, passando pelo atendimento dos médicos plantonistas que a encaminharam para o CTI.

O padrasto da criança, Aldivan Martinez Machado, 27 anos, contou que recebeu a ligação do Ceinf onde a menina estava por volta das 10 horas da manhã e foi informado de que a menina havia passado mal. Ao chegar no local com a mãe, a criança já recebia atendimento. “Quando chegamos [no Ceinf], ela nem estava respirando direito e o Samu já levou para a UPA Vila Almeida”, disse Aldivan.

Segundo padrasto, na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Vila Almeida, a menina foi entubada e transferida pelo Samu para o Hospital Regional Rosa Pedrossian. “Ela chegou aqui entubada e estava muito pálida”, contou a bisavó Teresinha Maria Vasques, de 67 anos.

Familiares estão no hospital aguardando informações do estado de saúde da criança. Os pais estão acompanhando a menina na ala vermelha do hospital.

Criança que passou mal em Ceinf é encaminhada para o CTI do HR

A bisavó contou ainda que antes de ir para o Ceinf, a criança se recusou a mamar. Quando os pais foram avisados da situação, a creche os informou no local que a criança sofreu a broncoaspiração enquanto vomitava. Não foi informado se ela se alimentou no Ceinf.

A broncoaspiração é definida como a aspiração de conteúdo gástrico ou corpo estranho na árvore traqueobrônquica, podendo causar traqueobronquite, pneumonite, infecções pulmonares e obstrução das vias aéreas por aspiração de material sólido.