Contribuinte lota central para assegurar desconto no IPTU
Espera ultrapassa seis horas
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Espera ultrapassa seis horas
Nesta terça-feira (10) termina o prazo para que contribuintes consigam desconto de 20% no pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). No último dia, a Central do IPTU, destinada ao pagamento e renegociações de dívidas ficou lotada, com espera de até mais de seis horas.
Para conseguir o desconto de 20% o pagamento deve ser á vista e o contribuinte não pode ter débitos com a Prefeitura. Por este motivo, além de contribuintes interessados em pagar o imposto, muitos foram até a Central, localizada na Rua Arthur Jorge, no Centro, para renegociar dívidas pendentes, e assim, sair da lista de inadimplentes e conseguir o desconto na tarifa deste ano.
De acordo com contribuintes que aguardavam atendimento, apenas 20 guichês estavam disponíveis para o público. Além da longa espera, muitos reclamaram do calor e da falta de acomodações, já que desde o início da manhã já não havia mais cadeiras disponíveis.
As amigas Vera Lúcia de Oliveira, de 50 anos, e Vânia Braga, de 43 anos, tiveram que se unir para conseguir renegociar dívidas e garantir desconto no pagamento do IPTU deste ano. Aguardando atendimento desde as 8 horas, as amigas se revezaram. Quando a fome apertou, uma ficou na fila aguardando e a outra foi atrás de comida.
Uma administradora, de 49 anos, disse que devido a grande procura, o prazo deveria ser prorrogado por mais alguns dias. “A Prefeitura precisa do dinheiro do IPTU para fazer melhorias na cidade, então que aumentasse o prazo ou espalhasse mais ponto de renegociação e pagamento pela cidade”, relata.
“Cheguei aqui às 8 horas e peguei a senha 371, agora já são quase 14 horas e ainda estão atendendo a senha 260. A demora está demais e muita gente acaba até desistindo porque bate fome, além disso o calor está insuportável”, explica a empresária Vera Lúcia.
A cabeleireira Vânia Braga lembra do dia de serviço perdido. “Estou perdendo dinheiro, ficar aqui esperando me fez perder um dia de serviço”, relata.
O atendimento na Central do IPTU, localizada na Rua Arthur Jorge, 500, Centro, vai até às 16 horas. De acordo com a Prefeitura todos os contribuintes que retirarem senhas até as 16 horas serão atendidos.
Neste fim de semana, 1.626 contribuintes (760 no sábado e 866 no domingo) aproveitaram o plantão da Central de Atendimento e garantiram o desconto .
O desconto é apenas para pagamento à vista e o contribuinte precisa estar regular com a Prefeitura, sem débitos passados.
Quem pagar o IPTU até o dia 10 de fevereiro terá 10% de desconto. Já os que optarem pelo pagamento parcelado em 10 vezes terá 5% de desconto. A Prefeitura também oferece desconto para os contribuintes em dívida, que podem aderir ao Refis (Programa de Conciliação Fiscal).
A Prefeitura prorrogou o prazo para os contribuintes quitarem os débitos fiscais atrasados. Quem estiver devendo o município terá até o dia 10 de fevereiro para saldar as dívidas de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ISS (Imposto Sobre Serviço) ou multas (exceção para multa de trânsito) na Central do IPTU.
Notícias mais lidas agora
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
Últimas Notícias
Projeto de Lei do MPMS solicita pagamento de auxílio-invalidez aos servidores aposentados por incapacidade
Pagamento também se estenderá para aqueles que necessitarem de assistência permanente de outra pessoa
Dois ficam feridos e carro parte ao meio após batida com SW4 na BR-163 em MS
Veículo SW4 capotou, parando a alguns metros de distância após a batida
Você também pesquisou isso? Principais buscas do Google escancaram um 2024 peculiar
Que 2024 foi esse? Buscas mais realizadas no Google montam um panorama do interesse coletivo dos brasileiros este ano
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.