Estrutura do Senai de R$ 19,4 milhões foi inaugurada na Capital

Indústria moveleira e da construção civil tiveram inaugurada, nesta quinta-feira (27), estrutura de qualificação com 70% das vagas gratuitas em . A Escola Senai da Construção abre as portas com oferta de 81 cursos de pedreiro a técnico de segurança do trabalho.

No entroncamento das ruas Rachid Neder com Caxias do Sul, no Bairro Coronel Antonino, a estrutura de 9.258,81 m² pretende solucionar gargalo de mão de obra. Ao menos R$ 19,4 milhões foram investidos em salas de aula, laboratórios e setor administrativo para atender 1,2 mil alunos.

Recurso foi proveniente do setor privado, com doação de terreno da União. Há, inclusive, pedido ao município que repasse área ao lado para se instalar estacionamento da unidade.

Para o presidente da (Federação das Indústrias do Estado), Sérgio Longen, a qualificação vem acompanhada da demanda de empresas, que antes tinham que importar profissionais que migravam com a industrialização. “São oportunidades para a população local”, ressaltou.

Qualificação, conforme o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), chega no momento em que o Estado recebe indústria moveleira e pode ainda reaquecer o setor da construção civil. Já o secretário de Infraestrutura, Marcelo Miglioli, estuda parceria com escola para obras públicas.

Amarildo Miranda, presidente do Sinduscon-MS (Sindicato Intermunicipal da Indústria da Construção), esclareceu que profissionais qualificados e produtivos tem mercado. Para ele, a estrutura do Senai possibilitará ampliar a base de 32 mil trabalhadores formais no Estado.

Durante o primeiro ano de funcionamento, a Escola Senai da Construção ofertará em três turnos os cursos de pedreiro, armador, carpinteiro, pintor, encanador, gesseiro, técnico em edificações, tecnólogo em construção, técnico em móveis, marceneiro, desenhista em CAD e técnico em segurança do trabalho. Detalhes sobre inscrições podem ser obtidos no site ou 0800 7070 745.