‘Não pode abrir mão desse recurso'

Após o prefeito Marquinhos Trad (PSD) ter falado em janeiro deste ano que iria cobrar integralmente as exigências do contrato em relação ao transporte coletivo, o voltará a pagar o ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza). O Consórcio estaria isenta do tributo por aproximadamente cinco anos.

A volta do desconto do imposto garante R$ 10 milhões por ano à Prefeitura, de acordo com o executivo. O Consórcio Guaicurus é composto pelas empresas Viação São Francisco, Jaguar Transportes Urbanos, Viação Cidade Morena e da Viação , que compõe o Consórcio Guaicurus de Transporte Coletivo.

“Vamos começar a cobrar esse povo, chega de ver só um lado. Esses caras só tem benefício. Liberamos IOS para eles, tudo que eles pediram para o ex-prefeito foi dado, mas era uma relação de uma via só, e sempre a favor do empresário”, disse o prefeito em janeiro.

“A Prefeitura da Capital não pode abrir mão desse recurso junto às empresas, porque vive um momento delicado na situação financeira. Esta margem do ISS pode ser negociada e reduzida ao longo dos anos, uma vez que o contrato com o consórcio é válido para os próximos 20 anos”, detalhou Vinícius Leite Campos, diretor-presidente da Agereg (Agência Municipal de Regulação de Serviços Público).

Ainda segundo Vinicius, a Agência de Regulação tem recebido muitas reclamações dos usuários com relação às condições dos ônibus, o que resultará em uma vistoria de toda a frota.  “Nós queremos que os usuários que pagam pelos serviços utilizem um transporte de boa qualidade”, finalizou.

Em nota, a prefeitura informou que está prevista uma renovação da frota, com aquisição de 91 ônibus, pelas empresas que compõem o Consórcio Guaicurus de Transporte Coletivo. 

“Campo Grande conta com uma frota de 585 ônibus e idade média de sete anos. Com a renovação, a idade média da frota ficará em 4,9 anos. Pelo contrato, a idade da frota de ônibus está estipulada em cinco anos. Num breve espaço de tempo, os empresários do setor deverão começar a trabalhar para renovar a frota”, relatou.