Comitê defende esclarecimento para diminuir taxa de aborto no Brasil

Ato em defesa da vida acontece neste sábado

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Ato em defesa da vida acontece neste sábado

Comitê defende esclarecimento para diminuir taxa de aborto no Brasil

O comitê, que é composto por membros de diversas religiões e profissionais como advogados, psicólogos e médicos, realiza palestras para jovens e presta apoio a mulheres. Segundo Valmir João da Cruz Filho, empresário e um dos coordenador do comitê, as palestras são ministradas com o intuito de apontar as consequências do aborto para as mulheres.

“São consequências graves. Tanto físicas como psicológicas. De curto a longo prazo, 90% das mulheres sofrem de doenças, depressão e pesadelos. É uma violência contra a mulher”, alerta.

Além disso, a entidade preza para a valorização da vida, através de materiais científicos. “Ensinamos que a vida começa desde a concepção. Tem que respeitar a vida. Vemos a defesa da vida dos animais, que é correto. Precisamos defender a vida humana também”, alega.

Para as mulheres que estão grávidas e pensam em abortar, o comitê dá amparo amparo psicológico e material. “A maioria das mulheres que querem abortar, na verdade, precisa de ajuda. Por trás de um sempre há um terceiro: alguém pressionando, seja o namorado ou a mãe, ou dificuldades financeiras”, declara.

Em alguns casos, os integrantes do comitê sugerem a continuação da gravidez e a doação da criança após o nascimento. “Sugerimos a doação principalmente quando a gravidez foi fruto de violência sexual. Temos observado que, mesmo nestes casos, a maioria das mães optam por ficar com os filhos”, conta Valmir.

Marcha

Pelo quarto ano consecutivo, o comitê está realizando uma caminhada neste sábado (30) no centro da Capital com o propósito de chamar atenção da sociedade quanto aos riscos do aborto provocado, os direitos do nascituro e a valorização da vida. A 4ª Marcha Pela Vida Contra o Aborto parte às 8h da Praça do Rádio.

Comitê defende esclarecimento para diminuir taxa de aborto no Brasil

A ação é realizada em conjunto com o Movimento Nacional da Cidadania pela Vida Brasil Sem Aborto, sediado em Brasília. Participam integrantes de diversos órgãos, entidades públicas e privadas e organizações de classe, que mobilizam o ato em prol da defesa da vida.  

Definido como supra-religioso e supra-partidário, segundo Valmir, o comitê reúne representantes religiosos, como católicos, evangélicos, espíritas, dentre outros; e também profissionais médicos, advogados e psicólogos que são favoráveis à vida desde a concepção.

“Estamos, mais uma vez, todos unidos a favor da vida. A previsão, como nas edições anteriores, é reunirmos um público diverso, com jovens, crianças, adultos, idosos, profissionais de diversas áreas que, em uma única voz, defendem o direito de nascer”, explica Valmir. A organização espera a participação de cerca de 700 pessoas. As edições anteriores tiveram a presença de 400 a 500 pessoas.

Participam da organização do evento as seguintes instituições: Aliança Evangélica de Campo Grande (AEVB); Arquidiocese de Campo Grande; Associação Brasileira de Psicólogos Espíritas – MS (ABRAPE-MS); Associação Jurídico-Espírita de MS (AJE-MS); Associação Médico-Espírita de MS (AME-MS); Comissão Fé, Cidadania e Ação Política; Convenção Batista Sul-Mato-Grossense (CBSM); Cruzada dos Militares Espíritas; Federação Espírita de Mato Grosso do Sul (FEMS); Grupo Evangélico de Ação Política (GEAP); Igreja Adventista da Promessa; Igreja Seisho-No-Ie; Igreja Sara Nossa Terra; Instituto de Cultura Espírita de Mato Grosso do Sul (ICEMS).

Serviço: 4ª Marcha Pela Vida Contra o Aborto
Concentração na Praça do Rádio
Saída: 8h
Percurso: Praça do Rádio Clube Cidade -> Av. Afonso Pena -> Rua 14 de Julho -> R. Candido Mariano -> R. 13 de Maio -> Av. Afonso Pena.
Encerramento: Em frente à Praça Ary Coelho.

 

Conteúdos relacionados

Marinete Pinheiro
unei