Cotidiano

Ciberataque mundial também tira do ar sistemas do MPE-MS

Poder judiciário suspendeu emails 

Clayton Neves Publicado em 12/05/2017, às 19h15

None

Poder judiciário suspendeu emails 

O MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) decidiu desligar o sistema de internet de todos os setores do órgão em precaução a um ataque maciço de vírus que atingiu 74 países, entre ele o Brasil, nesta sexta-feira (12). Pelo mesmo motivo, o Poder Judiciário suspendeu o envio e recebimento de emails pelo resto do dia.

De acordo com a assessoria de comunicação do MPE, o sistema de rede foi desligado, porém o trabalho interno continua. A expectativa é de que na segunda-feira (15) o sistema esteja normalizado.

O Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul também suspendeu o envio de e-mails corporativos. A Secretaria de Tecnologia da Informação, informou que o serviço ficará indisponível por precaução durante o restante do dia e que a situação será monitorada para que, caso necessário, sejam tomadas medidas mais complexas.

Ataque

Esses ataques usam ransomware – vírus de resgate – que inutilizam o sistema ou os dados até que seja paga uma quantia em dinheiro. A empresa russa de segurança, Kaspersky, informou através de relatório ter detectado 45 mil ataques em 74 países.

Conforme publicado no G1, os ataques afetaram sistemas de informação, computadores e telefonia de várias empresas no mundo todo. Na Inglaterra hospitais públicos tiveram cancelamentos de atendimentos e redirecionamento de ambulâncias.

No Brasil, sites do Minsitério Público e do Tribunal de Justiça saíram do ar, ainda de acordo com o G1, essa decisão foi para precaução.

Jornal Midiamax