em e  no interior do Estado

Discreta. É assim que a tão esperada chuva chegou nas cidades de Mato Grosso do Sul. Em Campo Grande não foi diferente. Conforme informações do Cemadem (Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), no início da manhã desta segunda-feira  (25) garoou por poucos minutos na região do aeroporto da Capital. Fraca, a chuva passou desapercebida.

Houve registro em outros bairros da cidade também e, embora tenha chegado em intensidade muito inferior ao que a população esperava, a leve chuva foi suficiente para melhorar as condições da umidade relativa do ar, que nos últimos dias chegou a 20%. 

Segundo Franciane Rodrigues, especialista em meteorologia do Cemtec-MS (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul), ligado ao Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), a expectativa é de aumento de pelo menos 30%, ou seja, o ar ficará mais úmido, acima de 50%. 

A especialista afirma que chuvas mais intensas não estão descartadas da previsão, mas devem ocorrer a partir do próximo sábado (30). 

“Chuva com maiores volumes devem ocorrer a partir do dia 30 e até lá ainda teremos pancadas de chuvas irregulares e isoladas em vários pontos do Estado. Essas chuvas serão ao longo do dia, sem nada forte, mas um refresco nas temperaturas e umidade relativa que fica acima de 50% em todas as regiões”, afirma.

Além de Campo Grande, o radar meteorológico do Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais também registrou chuvas em  Aquidauana, Camapuã, Jardim, Miranda, Nova Andradina e  Ponta Porã. 

Moradores de Amambai dizem que também choveu na cidade. De acordo com relatos choveu na noite desse domingo (24) e também na madrugada de hoje, no entanto, foram chuvas rápidas e fracas. 

Dados do Cemadem mostram ventos de 51 km/h (quilômetro por hora) em Campo Grande e temperatura de 26 ºC, porém, o calor continua e os termômetros ainda podem registrar 34 ºC nesta segunda-feira.