Agendamentos deixarão de acontecer a partir desta quarta-feira (20)

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) irá interromper a partir desta quarta-feira (20) o agendamento para a cirurgia de castração de animais devido a uma reforma, prevista para janeiro. Além da obra, o prédio irá receber equipamentos novos. A partir deste mês o serviço deve ser paralisado.

Conforme a prefeitura da Capital, será a primeira vez em 11 anos que o centro irá suspender os procedimentos cirúrgicos. A reforma das salas de cirurgias será realizada com recursos da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e realizada por funcionários do Departamento de Manutenção da secretaria, sem custos adicionais para os cofres públicos.

A partir desta quarta-feira (20) já não serão agendadas as cirurgias de castrações que seriam realizadas no próximo mês. O procedimento será feito somente em animais em sofrimento, como em casos de atropelamentos ou que corram risco de morte é que serão atendidos.

Segundo a prefeitura, a pausa é programa para não prejudicar o atendimento à população por eventualidades que possam comprometer os serviços prestados.

“Estamos nos programando para que a reforma seja concluída o mais rápido possível para podermos retomar os agendamentos e continuar atendendo a população. Esta interrupção no serviço de castração é momentânea e visa adequar a unidade para a demanda crescente de trabalho”, explicou a coordenadora do CCZ, Iara Helena Domingos.

De acordo com a prefeitura, são oferecidas à população cerca de 500 castrações de cães e gatos por mês e em 2017 foram 5481 procedimentos, sendo 5008 em felinos e 473 em animais da espécie canina. Após a cirurgia o animal fica na observação para verificar o avanço clínico até obter alta. O proprietário é responsável pelo transporte e retirada dos animais no CCZ.CCZ passará por reformas e suspende temporariamente castrações de animais

As castrações agendadas para ocorrer até 31 de dezembro de 2017 continuam normalmente sem a necessidade de reagendamento. Os proprietários de animais que tem procedimento programado devem levar os bichos no dia e horário informado para que a cirurgia seja realizada normalmente.