Ao todo, seis Caps vão atender 24h na Capital
Foi inaugurado nesta segunda-feira (15), o primeiro Caps (Centro de Atenção Psicossocial) com atendimento especializado em crianças e adolescente com atendimento 24 horas, em Campo Grande. De acordo com a Prefeitura da Capital, a unidade localizada na Avenida Manoel da Costa Lima, no antigo CRS (Centro Regional de Saúde) Guanandy, é a primeira do Centro-Oeste e a terceira do Brasil a prestar este atendimento.
O atendimento do Caps, que faz cerca de 400 acompanhamentos mensais, é dedicado às crianças e adolescente que convivem com autismo, psicose, neuroses graves entre outros transtornos.
De acordo com a psiquiatra e coordenadora de saúde mental da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Ana Carolina Guimarães, essa é uma qualificação do serviço já ofertado e agrega oito novos leitos de retaguarda “Para crianças com sofrimento psíquico ou em função do uso de álcool e outras drogas”.
Conforme a coordenadora, antes, as crianças e adolescentes que precisavam de atendimento de urgência eram encaminhadas ao Caps Aero Rancho e sujeitos ao atendimento misto, junto com os adultos. Com o novo Caps 24 horas, quem já faz o tratamento pode ir direto à unidade e, quem ainda não é acompanhado, terá de passar por um CRS.
O antigo CRS Guanandy foi reinaugurado em agosto do ano passado, como CEI (Centro de Especialidades Infantil) e Caps infantil. A capacidade de atendimento é de até 5 mil crianças com uma equipe de mais de 30 profissionais, entre médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas e outros. No ambiente também são realizados exames de audiometria tonal, avaliação de diabetes.
A unidade oferece sala de audiometria, 4 salas de grupo, 1 de assistência social, laboratório ótico e funciona de segunda à sábado das 7 às 21 horas. O CEI ainda oferece o PAMPOI (Programa de Atendimento Multiprofissional de Obesidade Infantil) e o SEREDI (Serviço de Referência em Diabetes).