Campo-grandenses lembram ‘de antigamente’ e pedem luzes de Natal no centro
Confira a decoração de Natal em MS
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Confira a decoração de Natal em MS
Por muitos anos, as ruas de Campo Grande receberam iluminação especial para acompanhar as festividades de final de ano. Mas a decoração que sempre enfeitava, principalmente, a Afonso Pena e a 14 de Julho aos poucos foram perdendo o brilho e praticamente todos os enfeites da Capital passaram a ficar concentrados na Cidade do Natal.
Mas para muitos campo-grandenses, as luzes natalinas espalhadas pela cidade fazem falta nesta época do ano. “Nem parece que é Natal, está cada ano mais triste. Acho que até 2012, mais ou menos, a cidade ainda ficava bonita, depois começou a cair”, relembra a auxiliar de limpeza Silvia Bezerra Pereira, 45 anos.
Para a dona de casa Ana Paula Neves de Oliveira, 31 anos, a falta da decoração traz um ar melancólico para toda a cidade. “Acho que se a cidade estivesse mais enfeitada, mais iluminada, como deve ser nesta época do ano, isso contagiaria mais população, e acho que poderia refletir até nos bairros, as pessoas ficariam com vontade de fazer em suas casas, nas ruas, seria outro clima”, pontua.
Mas ela também acredita que, pelo menos nas casas, parte do desânimo em montar a decoração natalina seja por causa da crise financeira. “Está difícil de comprar até um pisca-pisca, isso desanimou muita gente. Participo de um grupo no Whats App que o pessoal não sabe nem o que vai fazer no Natal, não sabe nem se vai comemorar”, diz Ana Paula.
Assim como as luzes se apagaram pela Cidade, a aposentada Djanira Nascimento, 69 anos, acha que o brilho da data aos poucos se apaga também dentro dos lares e da família. “Na minha época, tudo era muito simples, mas família era unida. Era a época que todo mundo sempre procurava estar junto, mas até isso mudou hoje em dia. As relações estão mais fria”, observa.
As luzes vão voltar
Na Capital, o lançamento da decoração natalina na região central e da Cidade do Natal está previsto para início de dezembro. E a promessa da Prefeitura é de que, como outrora, as luzes voltem a brilhar ao longo da avenida Afonso Pena e da rua 14 de Julho.
De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Campo Grande, neste ano, o Presépio montado na Cidade do Natal terá destaque especial, com o propósito de resgatar a união familiar como valor nobre e fundamental para a humanidade. Sem deixar de lado outros símbolos típicos da data, como a árvore de natal e a repaginada Casa do Papai Noel.
A Cidade do Natal será também palco de apresentações culturais semanalmente para oferecer entretenimento à população. A previsão é de que a decoração e as festividades fiquem até janeiro de 2018.
Paranaíba
Em Paranaíba, a Praça da República receberá uma decoração sustentável, com bicicletas que foram retiradas de ferro velho. Para isso, todas elas foram recicladas e ganharam nova cara, como a pintura em branco e os enfeites construídos de garrafas pet nas cores vermelho e verde.
Na figueira centenária da praça será construído o presépio, com os aros das bicicletas. As bolas serão feitas dos pneus, que foram furados para não acumular água, segundo a secretária de Cultura do Município, Cidinha Pimenta. Outro destaque é o trenó do papai Noel, que será feito raio das rodas.
De acordo com Cidinha, as lojas que ficam no entorno da praça também aderiram à decoração temática. “Os comerciantes estão bem criativos, usando as cestas das bicicletas para colocar os produtos dentro e expor. Todos entraram no clima”, afirma.
A decoração na Praça da República será lançada no dia 1º de dezembro e fica até o início de janeiro de 2018.
Dourados
No dia 8 de dezembro, será a abertura do “Dourados Brilha”, que enfeita a região central da cidade. A decoração fica até o dia 6 de janeiro.
Neste período, como parte das festividades natalinas, a praça Antônio João será palco para diversos shows regionais. E no dia 20, quando também é comemorado o aniversário de Dourados, quem comanda a festa é o cantor sul-mato-grossense Almir Sater, que está em turnê pelo estado festejando os 40 anos de Mato Grosso do Sul. O show será de graça.
Outra atração será a casa do Papai Noel. Segundo a Secretaria de Cultura do Município, todas as crianças que visitarem o “bom velhinho” ganhará um ingresso para ir aos brinquedos do Parque de Diversão, que será montado em frente à igreja matriz, Imaculada Conceição.
Três Lagoas
Em Três Lagoas, a decoração na praça Ramez Tebet será lançada no dia 6 de dezembro. Dos dias 12 a 20 do próximo mês o local receberá atrações culturais, ainda não definidas pela Prefeitura.
Corumbá
Segundo a Secretaria de Cultura de Corumbá, a decoração natalina deste ano ainda não foi definida por causa da troca de governo feita recentemente, com a morte do ex-prefeito Ruiter Cunha.
Ponta Porã
Na fronteira, Ponta Porã recebe decoração natalina no Parque dos Ervais, Paço Municipal e no Centro de Convenções, inaugurada no dia 1º de dezembro. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, a primeira-dama, Vânia Peluffo, coordena uma equipe de servidores que trabalha na revitalização da estrutura usada em anos anteriores.
Na região central da cidade, a decoração fica por conta dos comerciantes locais.
Notícias mais lidas agora
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
Últimas Notícias
FCMS irá destinar R$ 100 mil para produções audiovisuais dirigidas por mulheres
O edital visa oferecer apoio financeiro para incentivar as diversas manifestações culturais em Mato Grosso do Sul
CRO-MS emite nota de repúdio a dentista que fez vítimas em procedimentos estéticos em Campo Grande
Uma das vítimas ficou com a boca torta depois de uma lipo de papada
CUFA é alvo de furto e arrecadações para Campanha de Natal são levadas
A entidade precisa de doações para atender mais de 300 pessoas em situação de vulnerabilidade
MC Ryan SP é processado em ação milionária por invadir escola em São Paulo
MC Ryan SP se passou por um aluno e invadiu uma escola pública em novembro do ano passado; agora, a coordenadora do local levou o caso à Justiça
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.