Campanha de castração atende mais de 170 animais em São Gabriel do Oeste

Cães e gatos, machos e fêmeas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Cães e gatos, machos e fêmeas

A Prefeitura de São Gabriel do Oeste, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Saúde, realizou nos dias 04, 05 e 06 de dezembro de 2017 a Campanha de Castração de Cães e Gatos. A ação contou com a parceria da ONG – Anjos de Patas e da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), através de um projeto de extensão da Universidade sob supervisão do Professor e Médico Veterinário, Luciano Pereira de Barros.Campanha de castração atende mais de 170 animais em São Gabriel do Oeste

A Campanha de Castração foi realizada nas dependências da Fundação Educacional de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento Econômico (Funpesg), e serviu ainda de experiência para os alunos do Curso Técnico em Agropecuária que lá estudam, que auxiliaram nos procedimentos de triagem e contenção dos animais.

Foram castrados ao todo 172 animais, entre cães e gatos, machos e fêmeas, sendo que no primeiro dia foram castrados 70 felinos, e nos outros dias foi a vez de mais de 100 cães.

O médico veterinário da Secretaria de Saúde, Julio Kuhn, esteve à frente da coordenação do evento, e ressalta a colaboração da ONG durante todo o processo. “A participação da equipe da ONG – Anjos de Patas foi fundamental na logística e seleção dos animais que foram castrados, sendo que não vou citar nomes para não ser injusto ao esquecer algumas das participantes”, afirma Kuhn.

Durante toda a Campanha, 30 graduandos em Medicina Veterinária da UCDB, sob supervisão de cinco monitores, um anestesista e pelo Dr. Luciano, realizaram a castração dos animais, além de monitorarem as primeiras horas pós-operatórias, e emitirem receita de medicamentos com os cuidados necessários pelos proprietários em casa.

De acordo com o diretor de departamento de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Lucas Giacon, o sucesso da campanha fica evidente com a superação da meta de animais a serem castrados, que era de 120, além dos poucos imprevistos que ocorreram durante o evento. “Superamos em mais de 40% a expectativa de animais castrados, graças ao desempenho de todos na jornada de mais 24 horas de procedimentos cirúrgicos”, diz Giacon.

A previsão é de que em 2018 ocorra pelo menos mais uma Campanha de Castração tendo em vista a demanda que surgiu durante a divulgação prévia do projeto.

Conteúdos relacionados