Câmara de Capital aprova teste obrigatório de visão em alunos da Reme

Teste de acuidade visual

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Teste de acuidade visual

Projeto de lei que torna obrigatório o teste de acuidade visual para todos os alunos das creches e rede pública municipal de ensino, foi aprovado em 2ª votação e discussão na Câmara Municipal de CG na sessão desta quinta-feira (16). O projeto é do vereador Junior Longo (PSDB).Câmara de Capital aprova teste obrigatório de visão em alunos da Reme

O teste, que verifica a capacidade do olho de perceber a forma e o contorno dos objetos. Com a realização deste teste é possível evitar problemas de visão que, não tratadas, além de serem agravadas, podem prejudicar sobremaneira o aprendizado e acentuar a evasão escolar.

É de conhecimento geral que quanto mais precocemente os problemas oculares são detectados, mais cedo eles podem ser tratados e as consequências diminuídas.

Na justificativa do projeto, o vereador Junior Longo defende a promoção da saúde, a prevenção de agravos e o diagnóstico precoce do déficit visual nas crianças e nos adolescentes. “A aparente troca de letras e dificuldades ortográficas podem ser sinais de problemas de visão que passam despercebidos pelas pessoas. Se for feito cedo, o exame pode prevenir doenças muitas vezes prejudiciais para o resto da vida”, afirma o vereador.

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia estima que entre 3% e 10% dos brasileiros de 7 a 10 anos precisam usar óculos. De acordo com o Ministério da Educação, problemas na visão são a causa de 22,9% dos casos de abandono escolar.

Apertar os olhos, franzir muito a testa, aproximar-se muito dos objetos ou da TV para enxergar melhor. Esses são alguns dos sinais indicativos de problemas na visão da criança que podem comprometer a qualidade de suas interações sociais e, especialmente, do seu aprendizado na escola.

Fique atento a esses sinais e sintomas: lacrimejamento constante, inclinação persistente da cabeça; piscar contínuo dos olhos; estrabismo (o comum olhos vesgo); dor de cabeça contínua; testa franzida ou olhos semi-cerrados; dificuldade para ler textos distantes, precisando aproximá-los bastante dos olhos.

Ações simples como essa podem identificar precocemente problemas visuais e prevenir a cegueira.

“O projeto segue para a sanção do Prefeito Marcos Trad. Estamos confiantes na aprovação, pois não causa nenhum ônus adicional para a prefeitura, visto que profissionais já cadastrados na Saúde Pública poderão realizar o Teste de Acuidade”, finalizou o vereador Junior Longo.

A implantação do Teste de Acuidade é um projeto autoria do vereador Junior Longo em parceria com os vereadores: Otávio Trad (PTB); dr.Livio (PSDB) e dr. Wilson Sami (PMDB).

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados