Região do Paiaguás
Militares do Corpo de Bombeiros do 5º Subgrupamento localizaram um trabalhador rural, de 41 anos, desaparecido no Pantanal no último sábado (20) na fazenda Vaca Baia, região do Paiaguás, distante aproximadamente 100 quilômetros de Coxim.
De acordo com os bombeiros, na manhã de domingo (21), uma equipe deslocou-se para o local e, ainda pela manhã, iniciaram as buscas. Em menos de 1 hora, os militares encontraram os primeiros vestígios da vitima, sendo um cobertor e pegadas que apontavam a possível área que o trabalhador poderia estar.
Na segunda- feira (22) foram retomadas as buscas com equipes compostas pelos militares, familiares e amigos que se deslocaram a pé, a cavalo e com veículo. Por volta das 9h20 a vítima foi encontrada a cerca de 12 quilômetros do local do desaparecimento, deitada em uma vegetação, consciente, desorientada, hipotérmica e muito debilitada com várias escoriações e picadas de insetos.
Após ser avaliado pelos bombeiros, ele foi conduzido à fazenda onde se alimentou e realizou higiene pessoal. Posteriormente, a guarnição de busca o conduziu ao Pronto Socorro do Hospital Regional de Coxim, onde recebeu o atendimento.
Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, as ocorrências desse tipo em território pantaneiro são extremamente complexas, devido às características e peculiaridades do local. Enormes áreas inóspitas, comunicação limitada ou ausente, quilômetros de áreas alagadas, limitações de acesso e grande quantidade de animais silvestres são alguns exemplos que tornam o pantanal um grande desafio até mesmo para os moradores da região.