Convênio entre Prefeituras prevê dispensa adequada de iodo

A estação de tratamento de esgoto de Rochedo, município localizado a 84 quilômetros ao norte da capital, vai dispensar resíduos do processo de tratamento das águas em um aterro em , segundo um extrato de um convênio entre as Prefeituras dos dois municípios, publicado nesta quinta-feira (24).

Por meio do convênio, o iodo dispensado no tratamento do esgoto do município do interior será depositado no aterro sanitário Dom Antônio Barbosa II, administrado pela concessionária da Preeitura, a Solurb.

A Solurb também assinou o convênio, publicado no Diogrande. Para cada tonelada de resíduos depositados no aterro em Campo Grande, a Prefeitura de Rochedo irá pagar R$ 157,70 à capital, ainda segundo o convênio. 

Do total, R$ 97,31 por tonelada vão para a concessionária Solurb, com o pagamento pelo tratamento e disposição final adequada dos resíduos, e o restante fica com a Prefeitura, sendo descontados diretamente da contrapartida paga para a concessionária.Aterro da capital vai receber 8,4 toneladas por ano de resíduos de Rochedo

De acordo com a Prefeitura, os impactos à vida útil do aterro com o convênio serão “quase nulos”, já que a expectativa é que a estação de tratamento de esgoto de Rochedo deposite 8,4 toneladas por ano de iodo no aterro da capital.

O convênio assinado tem vigência de um ano, conforme a publicação. Ainda segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura, a Prefeitura de Rochedo ainda não encaminhou os resíduos para o aterro, mas o processo já está em condições de ser iniciado.