Elizabeth luta contra o câncer há mais de dez anos

Um apelo no Facebook já teve quase cem compartilhamentos e muitas mensagens de apoio. Aos 51 anos, a artesã Elizabeth Reis luta há dez anos contra o câncer. A doença voltou há pouco tempo e ela tenta que a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) autorize uma avaliação solicitada pelo médico oncologista para que ela possa dar início às sessões de radioterapia. 

Ligo todo os dias e disseram [a Sesau] que vai demorar, em média, um mês. Infelizmente, eu não posso esperar. Tenho apenas 51 anos, uma vida pela frente, uma família que me ama. Quero apenas viver com dignidade e ter o direito à saúde pública. Peço a todos, que me ajudem a divulgar, para chegar a alguém que possa me auxiliar. Meu médico pediu urgência, mas não estou achando solução. Por isso, estou fazendo esse apelo”, diz a postagem da artesã.

O tumor foi identificado após a artesã sentir-se mal e ir por várias vezes ao posto de saúde. Depois, ficar internada por 11 dias na Santa Casa, foi constatado que o câncer havia voltado e pressionava a veia pulmonar e aorta do coração, não sendo possível a retirada em cirurgia. 

Elizabeth já passou por três cirurgias por conta do câncer, ficou um período de cinco anos bem, entre as duas cirurgias e, teve um infarto em 2012. No ano seguinte, teve de tirar o pulmão esquerdo. Ela também usa um marca-passo. Por conta dos dois procedimentos, o médico não pode simplesmente encaminhá-la para a radioterapia em uma clínica da Capital, sendo necessária a avaliação. 

A Sesau foi procurada pelo Jornal Midiamax, mas não se manifestou até o fechamento deste texto.  

WhatsApp: fale com os jornalistas do Midiamax

O leitor enviou as imagens ao WhatsApp do Jornal Midiamax no número (67) 9 9207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões podem ser enviados com total sigilo garantido pela lei.