Alunos fazem manifestação contra fechamento de anexo em colégio da Capital
O prédio abriga 7 turmas de ensino médio noturno
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O prédio abriga 7 turmas de ensino médio noturno
Contrários ao fechamento do prédio anexo da Escola Municipal Consulesa Margarida Maksoud Trad, localizada no bairro Estrela Dalva I, alunos do ensino médio noturno fizeram uma manifestação, nesta quarta-feira (1°), para que as atividades sejam mantidas no local. Conforme a SED (Secretaria Estadual de Educação), responsável pelos alunos que estão no prédio, os estudantes serão remanejados para outra escola com melhor infraestrutura.
A aluna do terceiro ano noturno, Adila Viana de Souza, 17 anos, é uma das organizadoras do protesto para chamar a atenção da secretaria sobre a dificuldade de deslocamento que muitos alunos que moram próximo da escola enfrentarão. A aluna ainda ressaltou que há muitos estudantes com deficiência física que estudam na unidade.
Segundo a estudante, entre os bairros atendidos pelo anexo na escola estão Estrela Dalva I, Taquaral Bosque e Novos Estados. A maior dificuldade seria a de conciliar a rotina de trabalho com os horários de estudos e condução no transporte coletivo. “Como a maioria é trabalhador, o horário de ir para o serviço, vir para casa para depois ir para escola, não deixaria tempo para estudar”, afirmou.
De acordo com a estudante, são 6 turmas com cerca de 30 alunos cada uma que utilizam o anexo além da classe do EJA (Educação de Jovens e Adultos). Para a manifestação que bloqueou a rua, estava prevista a participação de 200 estudantes da escola.
Adila é um dos casos, que trabalha durante todo o dia e frequenta a escola no período noturno. Assim como ela, a aluna Ariele Rodrigues, de 17 anos, do segundo ano do ensino médio que também trabalha durante o dia, pontuou o horário e o deslocamento como maiores empecilhos. “A gente sai 22:30 e eu moro em área rural, a escola mais próxima é essa. Seria um obstáculo muito grande pra gente sair daqui para ir até a Vila Margarida”, contou.
A Semed (Secretaria Municipal de Educação) informou que o prédio é do município, mas as 7 turmas são de responsabilidade do Estado.
A SED confirmou que o prédio será fechado e os alunos remanejados para a Escola Estadual Maria Eliza Bocayuva Corrêa da Costa. A secretaria explicou que os alunos serão “melhor atendidos na sede da escola, que possui laboratórios de Matemática, Química, Física, Biologia e Informática, em funcionamento e com o apoio dos professores responsáveis pelos ambientes, o Progetec e o Progelab”.
A SED informou ainda que a unidade dispõe de 11 sala ociosas no período noturno, que podem ser utilizadas para concentrar as turmas do ensino médio, “facilitando o acesso às aulas diversificadas, por meio de recursos tecnológicos e midiáticos oferecidos na escola, possibilitando que os estudantes sejam protagonistas de sua aprendizagem”. A secretaria ressaltou ainda que o local é de fácil acesso por ser próximo de um terminal de ônibus.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
Últimas Notícias
Viola expulsa Luma da comunidade: Resumo Mania de Você, capítulo do dia 11/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quarta-feira (11)
Madalena fica abalada com comentários de Chico: Resumo Garota do Momento, capítulo do dia 11/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nestaquarta-feira (11)
Raimundo permite que Bia faça estágio na agência: Resumo Garota do Momento, capítulo do dia 11/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quarta-feira (11)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.