O trabalho será intensificado neste mês
Estudantes de escolas públicas municipais e estaduais estão sendo imunizados contra as doenças HPV e meningocócica C. O trabalho de vacinação está sendo intensificado neste mês por intermédio do Serviço de Imunização da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). A área das 66 unidades de saúde contempla 170 escolas na Capital.
O objetivo da secretaria é imunizar os adolescentes que ainda não receberam as doses. A vacina do HPV é aplicada nas meninas de faixa etária de 9 a 15 anos e de 11 a 15 para meninos. No caso da meningocócica C, é aplicada um reforço em ambos os sexos na faixa dos 12 e 13 anos.
Para receber a vacina, os pais ou responsáveis devem preencher o ‘Termo de Autorização da Vacina HPV Quadrilavalente’. O documento é entregue aos alunos nas escolas e deve ser apresentado preenchido no dia da vacinação. É necessário levar também a caderneta de vacinação. Em caso de perda, uma nova será fornecida.
A segunda dose da vacina da HPV deve ser aplicada após 6 meses da primeira. Para a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Mariah Barros, a “vacina do HPV é importante para prevenir diversas doenças relacionadas ao Papiloma Vírus humano, além de ter eficácia comprovada de 98% para quem segue corretamente o esquema vacinal”.