ALMS autoriza processo para tombamento da Ponte Roldão de Oliveira

Patrimônio Histórico de Mato Grosso do Sul

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Patrimônio Histórico de Mato Grosso do Sul

Localizada entre os municípios de Aquidauana e Anastácio, a ponte Roldão de Oliveira poderá ser tombada oficialmente pelo Governo do Estado. O Diário Oficial desta segunda-feira (27/11), traz o Decreto Legislativo Nº 592, que institui o processo de tombamento e inscrição no livro de registro de Patrimônio Histórico de Mato Grosso do Sul.ALMS autoriza processo para tombamento da Ponte Roldão de Oliveira

De autoria da deputada Antonieta Amorim, o Decreto Legislativo ainda proíbe, sob pena de multa de 100% do dano causado, além de outras cominações legais, a demolição, destruição ou mutilação, pintura, reparação, reforma, ampliação, modificação e qualquer obra necessária à conservação do monumento, sem prévia autorização do órgão estadual responsável pela guarda do patrimônio histórico do Estado.

“Também conhecido como a Ponte da Amizade, o monumento possui importância inquestionável, tanto de valor arquitetônico, como histórico e cultural. Sua construção iniciou em 1918 e foi inaugurado em 19 de dezembro de 1921, tendo sido a primeira ligação, não fluvial, entre as duas cidades. Possui 23 metros de altura e 63 metros de comprimento e chama atenção por ter sido adaptada de uma ponte ferroviária, de tecnologia inglesa. É motivo de orgulho para toda a região do Pantanal”, destacou Antonieta.

Conteúdos relacionados