Muitos vão embora sem conseguir fazer o descarte 

Após o fechamento do aterro de entulhos de por determinação da Justiça, afirmam enfrentar problemas para descarregar os resíduos no aterro do Bairro Dom Antônio Barbosa, opção provisória apresentada pela Prefeitura para o descarte de material seja feito até que se resolva se regularize a situação do aterro interditado.

De acordo com os profissionais, o horário permitido para o acesso ao aterro no Dom Antônio,  das 6h às 10h da manhã e das 16h às 18h, é insuficiente para que todos os caçambeiros façam o descarte do material. O resultado, segundo eles, são filas de caminhões e longa espera. Em alguns casos eles afirmam que alguns caminhoneiros são obrigados a retornar com a caçamba ainda cheia.  

“Cheguei aqui às 8h30 e já tinham 12 caminhões na minha frente. Eles pararam de atender às 10 horas e ainda ficaram oito caminhões na minha frente, só passaram quatro.                      Agora tenho que voltar a tarde e enfrentar outra fila e correr o risco de não conseguir jogar”, desabafa um que preferiu não revelar a identidade.

Em uma foto enviada por um denunciante é possível ver uma fila de caminhões aguardando para entrar no aterro durante a  manhã desta quarta-feira (8). “Estamos enfrentando um problema sério para descarregar. Todos os dias temos q voltar com as caçambas cheias”, explica o caçambeiro.

Em nota, a esclareceu que “o recebimento de caçambas no aterro sanitário é emergencial e temporário”, por este motivo, informou que “para a que a operação do aterro sanitário não seja prejudicada, houve a necessidade de estabelecer uma janela de horário para o recebimento destes resíduos, de tal maneira que não coincidisse com a descarga dos caminhões provenientes da coleta convencional (aproximadamente 200 viagens diariamente), horário este informado e acordado com a associação dos caçambeiros”.

O horário liberado para a descarga no aterro é das 06:00 às 10:00 de segunda a sábado e das 16:00 às 18:00 de quarta a sábado.