136 médicos desistem da rede pública e postos de saúde ficam sem plantão
CRS do Tiradentes ficou sem médico neste domingo
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
CRS do Tiradentes ficou sem médico neste domingo
Pelo menos 136 médicos pediram demissão da rede municipal de saúde de Campo Grande entre janeiro e março deste ano. Com o efetivo desfalcado, quem precisa de atendimento precisa fazer peregrinação nos postos da cidade.
Para se ter ideia, quem precisar de atendimento médico na CRS (Centro Regional de Saúde) do bairro Tiradentes neste domingo, dia 16 de abril, vai encontrar encontrar a unidade sem médicos. Na escala de plantão divulgada pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) não consta nenhum profissional disponível para atender a população.
A unidade do bairro Tiradentes é responsável por atender praticamente toda a zona leste de Campo Grande, pois é o único local na região que na teoria funciona 24 horas por dia. Mas na tarde de hoje, não há nenhum médico escalado para os atendimentos de urgência e emergência. Portanto, este usuário do SUS (Sistema Único de Saúde) que precisar receber ajuda médica, terá que percorrer 6,8 quilômetros para chegar ao posto mais perto, localizado no bairro Coronel Antonino.
Durante a parte da manhã, dois médicos atenderam na unidade, mas apenas casos avaliados como emergência. Para o período da noite são esperados cinco plantonistas, mas nenhum pediatra.
Para o secretário municipal de saúde, o médico Marcelo Vilela, a situação é decorrente das demissões em grande escala registradas desde o início do ano. “Foram 136 entre janeiro e os primeiros dias de abril”, revelou. Isso quer dizer que, por dia, um profissional por dia desistiu de trabalhar nos postos de saúde da Capital.
O efetivo atual conta com 1.038 médicos, quantidade que o secretário diz ser insuficiente para atender toda a rede; são 89 unidades. Ele contou que a prefeitura já deu início a sucessão de admissões e irá convocar 79 profissionais aprovados em concurso realizado no final do ano passado e irá contratar outros 68, um total de 147 especialistas.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Depois de ingerir ‘kit de vodca com energético’ e empinar moto, rapaz cai e acaba preso
Acusado estava embriagado e utilizou uma faca
[ BASTIDORES ] Gripe quase impediu leitura de ‘lista centenária’
Férias estão entre os assuntos quentes dos parlamentares
Milei pode ser ameaça a direitos trabalhistas em acordos do Mercosul
O peso da China O PT quer impor regras de respeito aos direitos trabalhistas, direitos humanos e sindicais via Conselho do Mercosul. O Brasil aguarda, preocupado, a proposta de agenda da Argentina para o bloco, que presidirá o Conselho no 1º semestre de 2025. O presidente Javier Milei não nutre nenhuma simpatia pelo Mercosul e…
Motorista morre preso nas ferragens em ‘batida de 180º’ na MS-134 e três ficam feridos
Uma criança de 2 anos estava em um dos carros
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.