Felino foi ‘descoberto por cães, no Jardim Canguru

Após tentativa, a PMA (Polícia Militar Ambiental) conseguiu capturar a jaguatirica que estava encurralada em uma árvore na Rua Cutia, no Jardim Canguru. A segunda tentativa obteve sucesso utilizando uma zarabatana com tranquilizante e uma rede (veja no vídeo). Segundo informações da PMA, o animal é um macho adulto, de cerca de dois anos, e será levado para o CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) e depois devolvido à natureza. “O felino deve ter aparecido durante a noite, caminhando, e veio parar nesse bairro”, afirma o veterinário do CRAS, Lucas Azoaga. 

Além disso, ele explica que o desmatamento do habitat do bicho pode ter causado seu aparecimento. “Não temos muitas áreas preservadas mais”, enfatiza. Ele também explica que a população, ao avistar um felino como a jaguatirica, ou qualquer animal silvestre em área urbana e situação de risco, deve contactar a PMA imediatamente pelo telefone (67) 3357-1500. “Esse é um tipo de animal que pode causar um dano grave a uma criança, é agressivo de se manipular sem as técnicas certas, pode acontecer um acidente”, frisa. 

O resgate foi realizado com um tranquilizante que anestesia o bicho com um tempo entre 7 e 12 minutos, para evitar problemas, tomando precauções para que ele não escape. Durante a ação, o espaço ao redor da árvore onde o felino estava foi isolado para evitar ação de curiosos. Conforme o sargento Ezequias, é comum o aparecimento de animais como esse por conta também desmatamento. “Por causa disso eles acabam saindo para buscar alimentos fora do habitat”, destacou. O morador Agenor Ferreira disse que há 13 anos no bairro e nunca tinha visto nenhum animal deste tipo aparecer por lá. A Jaguatirica é pequena e pode ter vindo de matas próximas ao local. 

Confira o vídeo abaixo ou clicando aqui.