Morador acredita em incêndio criminoso

Um incêndio, na noite do domingo (20), destruiu totalmente dois barracos da Favela do Linhão, no Jardim Noroeste, em . Em um uma das moradias, dormiam quatro crianças, com idades entre 10 anos e 9 meses, quando o fogo tomou conta do local. 

Segundo os moradores, o incêndio começou por volta das 21h15, em um barraco cujo o dono, estava em uma igreja. Rapidamente, o fogo se espalhou para a casa vizinha, onde vive um casal com as quatro filhas. 

Agnaldo Fernandes, 39 anos, contou ao Jornal Midiamax que mora com a mulher, Lucimara dos Santos, 29 anos, e as quatro filhas. Eles haviam chegado da igreja, colocado as crianças para dormir e foram para a frente do barraco. Logo em seguida, viram o incêndio tomando conta do local. 

O casal correu para retirar as crianças de dentro de casa. Segundo Fernandes, quando ele foi acordar a filha de sete anos, o fogo já estava na coberta dela. “Vamos nos levantar de novo, pelas forças de Deus. Sobrou a minha vida e a minha família. Era para estarmos no velório da minha filha de sete anos, mas graças a Deus, deu tempo de tirá-la de dentro de casa”, relembra.

A família está muito abalada e perdeu tudo que estava dentro da casa: móveis, roupas e documentos. O casal também ficou sem a bicicleta que Agnaldo utiliza para fazer bicos de servente e os apetrechos que Lucimara usa para o trabalho de manicure. 

Segundo o casal, o vizinho, dono da casa em que o fogo teve início, desconfia de incêndio criminoso e está nesta manhã registrando um boletim de ocorrência. “Ele sentiu falta de um botijão de gás e a casa dele estava aberta. Então, ele acredita que alguém roubou o botijão e ateou fogo na casa”, diz Agnaldo. 

A família está somente com a roupa do corpo aceita doações de roupas, mantimentos, fraldas, leite em pó entre outros. Como não pretendem sair do local, necessita de materiais para reconstruir o barraco.

Mais informações podem ser obtidas com Agnaldo 9 9268-4330 ou Carmem 9 9239-1676.

A Favela do Linhão está localizada em uma área da Energisa -concessionária de energia de Mato Grosso do Sul, considerada de alto risco, pois está abaixo da linha de transmissão de energia elétrica. Os moradores não tem para onde ir e reclamam que a Prefeitura de Campo Grande não os inclui em programas habitacionais. Neste ano, a Energisa pediu na Justiça a reintegração de posse e os moradores se mobilizaram, em vários protestos para não deixar a área. 

VÍDEO: incêndio em favela destrói barraco em que 4 crianças dormiamDe acordo com Giuliano Souza Rosa, representante dos moradores da Favela do Linhão, no último dia 30 de outubro, houve uma audiência para tratar da situação dos moradores com a Prefeitura e a Energisa.

Segundo ele, o juiz determinou que em até 30 dias após a eleição, a prefeitura fosse ao local, por meio da Emha (Agência Municipal de Habitação), cadastrar todos os moradores em programas da Prefeitura. “O juiz determinou, mas até agora, continua na mesma”, afirma.