Ação dos militares possibilitou socorro rápido para a criança

Uma ação do Getam (Grupo Especializado Tático Motorizado) da PM () de , a 228 quilômetros de Campo Grande, tem chamado especial atenção nas redes sociais. Durante abordagem a uma caminhonete que seguia em alta velocidade na noite de terça-feira (28), os militares descobriram tratar-se de pais desesperados com o filho convulsionando. A partir daí, inicia-se uma rápida escolta do veículo até a UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

Na página que mantém no Facebook, o Getam divulgou o vídeo dessa ação há menos de 10 horas. Desde então, já são mais de duas mil curtidas, quase 1 mil compartilhamentos e centenas de comentários repletos de elogios ao trabalho dos policiais.

“Era para ser só mais uma abordagem como tantas outras que fazemos todos os dias. Mas ao abordar um veículo que trafegava em alta velocidade, a Guarnição de pronto já percebeu o motivo. Uma Senhora desceu com uma criança nos braços aparentemente desacordada, imediatamente os policiais passaram a escoltar o veículo até a UPA. Por essas e outras que tenho orgulho de fazer parte do GETAM”, consta na descrição do vídeo.

 

 

Feita pela câmera que um dos policiais que atuam de motocicleta, a gravação tem 3 minutos e 56 segundos. No início, os militares fazem um acompanhamento à caminhonete GM S-10 que trafega em alta velocidade pelas ruas de um bairro. Quando o veículo para, surge a surpresa: uma mulher desce com o filho no colo e desesperada pede ajuda.

O policial que está numa das motos pergunta se ela pretende levar a criança para a UPA, unidade mais próxima do local. Diante do sim, pede para que o veículo siga as três velozes motos do Getam, equipe do 3º BPM (Batalhão de Polícia Militar), que partem em disparada numa ação de escolta. Foi agilidade desses militares que possibilitou aos pais da criança chegarem rapidamente ao local onde o menino recebeu os primeiros atendimentos médicos.

Foram os soldados Diego, Pinzan e Lobo, do Getam, que participaram da ação. Eles faziam patrulhamento de rotina num bairro da cidade quando se depararam com aquela situação, por volta das 18h.   

Nas redes sociais do Grupo, os militares perguntam se alguém conhece a família e sabe a situação da criança. Cristiany Paz respondeu que o menino está em casa e passa bem. “Os pais estão muito agradecidos pelo serviço e atendimento da equipe de vocês. Ele falou que gostaria de saber quem os abordou para fazer o agradecimento, pois graça a vocês a criança está bem. Ela teve convulsões e estava desacordada no momento da abordagem”, informou.​

Veja o vídeo aqui.