Atendimento inicia às 17h e encerra às 21h

Palestras e exame de sangue PSA, que identifica o câncer de próstata ocorrem nesta segunda-feira (21), a partir das 17h, Na UBS (Unidade Básica de Saúde) Dr. Judson Tadeu Ribas, no bairro III, em . As ações fazem parte da campanha , que alerta para a saúde dos homens.

Estudantes de Enfermagem da Uniderp e da Unidade estarão presentes nas atividades. A programação inicia com a palestra sobre prevenção, diagnóstico e tratamento dos cânceres de próstata e de pênis e doenças sexualmente transmissíveis, uma oportunidade para aprender e sanar dúvidas.

Para a professora de Enfermagem Ariane Calixto, a atividade é importante para salvar vidas, já que, de acordo com a estimativa do Instituto do Câncer, Mato Grosso do Sul deve registrar 1.100 novos casos de câncer de próstata até o final do ano. “No Brasil, esse tipo de câncer é o segundo mais comum entre os homens, atrás, apenas, do câncer de pele não melanoma. Com conscientização sobre prevenção e levando conhecimento sobre os fatores de risco, conseguiremos reduzir a resistência da comunidade masculina em procurar um médico”, afirma.

Além de ações educativas, a enfermeira da UBS, Lais Carriero Oliveira, acrescenta que haverá exame de sangue PSA, que auxilia na identificação o câncer de próstata precoce, além de consultas médicas previamente agendadas com clínico geral. 

“Esta também é uma oportunidade de informar aos homens que eles possuem um serviço de atendimento e prevenção próximo de suas casas. Estamos com um horário diferenciado para que possam usufruir sem atrapalhar a rotina”, explica. O atendimento na UBS do bairro Moreninhas III encerra às 21h.