“Tragédia acaba com o nosso sonho”, conta fundador da Chapecoense
À BBC Brasil, ele contou sua história
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
À BBC Brasil, ele contou sua história
“Essa tragédia acaba com o sonho de todo mundo. Foi tanto trabalho… vendi muita rifa para sustentar o clube logo no início. Éramos uma família. Estou em choque e muito emocionado”, foi com muita emoção que o fundador da Chapecoense, Alvadir Pelisser, deu uma entrevista ao portal BBC Brasil. As informações são da BBC.
São 80 anos e muitas histórias, conforme relata o portal. Alvadir ainda se recupera de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) que sofreu em janeiro. “Um dos fundadores da Chapecoense acordou na manhã desta terça-feira com outra notícia que ‘mudou sua vida’”, conta.
O avião com a equipe da Chapecoense sofreu um acidente em uma área montanhosa de difícil acesso, na madrugada desta terça-feira (29), a 50 km de Medellín, na Colômbia. “A vida nos prega cada peça… Ainda estou me recuperando do derrame que sofri quando acordei com essa notícia. É muito triste. Não sei nem o que falar”, contou ele.
Havia 81 pessoas a bordo – 72 passageiros e 8 tripulantes -, vinte e dois eram jornalistas. Relatos indicam que o avião teria sofrido uma pane elétrica. Há 76 mortos e cinco sobreviventes. Cerca de 150 socorristas estão envolvidos no trabalho de resgate das vítimas. Conheça aqui, os sobreviventes. O clube estava a caminho de Medellín, na Colômbia, para jogar pela primeira vez uma final da Copa Sul-Americana.
“Por causa de seu estado de saúde, Pelisser anda afastado da rotina do clube que ajudou a fundar em maio de 1973.Não vai mais ao estádio e limita-se a escutar os jogos pelo rádio. Mas fala com saudosismo dos desafios que teve de enfrentar antes de conseguir inserir a Chapecoense no panteão dos grandes times brasileiros”.
“Tive de vender muita rifa para pagar salário de jogador. No início, ninguém acreditava em nós. Éramos idealistas. E conseguimos chegar longe”, relatou ele, ao portal.
Pelisser relembrou, junto com o portal, os momentos mais marcantes do clube: a vitória sobre o rival Avaí na final do Campeonato Catarinense de 1977. “Não tínhamos nem campo de futebol direito. Jogávamos em Xaxim (cidade próxima a Chapecó). Quando olho para trás, fico orgulhoso do que fizemos. Éramos um clube pequeno e jogava um futebol praticamente amador. Com o tempo, ficou cheio de vida, cheio de entusiasmo”, relata.
O que ele contou é inusitado: a Chapecoense nasceu debaixo de uma árvore na Avenida Central de Chapecó, quando ele e outro amigo, Lotário Immich, decidiram propor a fusão de dois times antigos, Atlético Chapecó e Independente, e montar um novo clube.
“A Chapecoense deixou sua marca entre os grandes clubes brasileiros. É um orgulho para nós, para a nossa cidade e para o Brasil”.
A BBC Brasil conta que uma das entrevistas mais recentes concedidas por Pelisser à imprensa brasileira foi ao jornalista Laion Espíndula, do Globo Esporte, que estava no voo.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.