Das 4 mortes confirmadas no país, 2 são em MS

Mato Grasso do Sul superou todos o Estados do país e saiu na frente com a maior incidência de casos prováveis de em 2016. Já são 114,8 casos para cada 100 mil habitantes. A região centro-oeste também aparece em segunda no número de notificações, com 10.372 casos, ou 14% do total registrado no Brasil. Os números, foram divulgados nesta sexta-feira (12) pelo Ministério da Saúde.

O relatório também mostra um avanço de 48% nas infecções por dengue no país, com destaque para a região Sudeste, que registrou 45.315 notificações, ou 61,3%. No total foram 73.872 casos prováveis de dengue entre 3 e 23 de janeiro.

A análise da incidência de casos prováveis de dengue (número de casos por cada 100 mil habitantes.), segundo regiões geográficas, demonstra que o Centro-Oeste e o Sudeste apresentam as maiores incidências: 67,2 casos/100 mil hab e 52,8 casos/100 mil hab, respectivamente, mantendo a tendência identificada em 2015.

O centro-oeste também aparece com o maior número de registros de casos de dengue grave ou com sinais de alarme, sendo dois no primeiro grupo e 78 no segundo. Nesta análise Mato Grosso do Sul ficou em último dentro os estados da região, com apenas um caso grave registrado. Goiás registrou um caso grave e 58 com sinais de alarme, Distrito Federal foram 15 com sinais alarmantes, Mato Grosso com 5 registros de sinais de alarme.

No Brasil foram nove casos de dengue grave e 137 casos de dengue ‘com sinais de alarme', ou seja, que podem Título que ninguém quer: MS é 'campeão' de incidência de dengueevoluir para um quadro grave. No mesmo período do ano passado, foram confirmados 80 casos de dengue grave e 542 casos de dengue com sinais de alarme.

O boletim ainda aponta a confirmação de quatro óbitos por dengue, dois deles em MS, o que representa uma redução de 92% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram confirmados 50 óbitos.

Entretanto, existem 45 casos de dengue grave ou com sinais de alarme e 18 óbitos em investigação que, segundo o ministério, podem ser confirmados ou descartados nas próximas semanas.