Usuários temem fechamento do terminal 

Moradores do Bairro Moreninhas que dependem do serviço de transporte público reclamam do descaso e se dizem apreensivos com rumores do suposto fechamento do terminal de transbordo que atende a região. Além da falta de segurança, nas últimas semanas os banheiros do local foram desativados, não há bebedouros funcionando e funcionários que fazem a venda dos cartões de passe trabalham somente até as 13 horas, o que transforma o terminal em um ‘pontão’ no período da tarde.

Diariamente, cerca de 20 mil pessoas circulam pelo terminal inaugurado em junho de 2001. Mesmo com o fluxo considerável de passageiros, quem passa por lá após as 13 horas e não tem o cartão do sistema Peg Fácil é obrigado a permanecer na parte da frente do ônibus até o próximo terminal, o Guicurus. Além disso, motoristas não conseguem distinguir passageiros estão fazendo baldeação dos que simplesmente entraram no terminal, já que não existe um controle de quem entra e sai.

Com duas crianças pequenas, a dona de casa Sara de Jesus, de 22 anos, relata que passa por um verdadeiro sufoco todas as vezes em que por um descuido acaba ficando sem o cartão de passe. “Quando não tem o cartão, a gente tem que ir na frente até o próximo terminal, e no meu caso tenho duas crianças fica muito difícil. Seria importante se ficasse aqui vendendo passe”, explica.

Nossa equipe de reportagem esteve no local na tarde desta terça-feira (18) e encontrou as duas entradas vazias. Não havia nenhum funcionário para fazer a venda de passes ou controlar o pagamento das passagens, nem mesmo agentes da Guarda Municipal para garantir a segurança dos passageiros .

Além dos banheiros trancados, no único bebedouro do local encontramos apenas sinais de vandalismo e vestígios de poeira. Nas paredes, pichações denunciavam a ação de vândalos que, segundo moradores, têm feito do terminal ponto de encontro.

“O terminal está abandonado, a situação precária e as pessoas que moram aqui precisam daqui pra ir para o trabalho e escola. Compensaria bem mais ao invés de se pensar em fechar, fazer algo para melhorar as coisas por aqui, porque no momento, está casa um por sí”, afirma a estudante Alioska de Jesus, de 20 anos.

A situação do terminal das Moreninhas foi abordada nesta terça-feira (17), pelo vereador Chiquinho Telles (PSD) durante sessão na Câmara Municipal. De acordo com o parlamentar o descaso com o local, além de prejudicar os usuários, tem se tornado questão de segurança pública.

“Lá é um local onde foi utilizado dinheiro público, é preciso ampliar e melhorar, não abandonar como está sendo feito. Depois das 17 horas as luzes são apagadas e não há seguranças, o lugar está sendo usado para consumo de drogas e isso não pode acontecer”, disse o vereador que informou ainda que fará um abaixo-assinado e uma na tentativa de evitar o fechamento do terminal da Moreninhas.

O que a administração municipal diz?

Em nota, a Prefeitura informou que não há informações sobre o fechamento do terminal e que a Agetran (Agência Municipal de Transporte e ) o , que administra a frota de ônibus da Capital, para saber o real motivo dos trabalhos estarem sendo encerrados antes do previsto e o porquê o local esta sendo usando como ponto de integração.

De acordo com informações da assessoria de comunicação do Município, existem relatos de que o “maior problema apontado pelos funcionários e comerciantes nos arredores do terminal é que a criminalidade e muito grande e eles são alvos constantes de assaltos e furtos”.

Quanto aos banheiros, foi informado que estão passando por reformas e a previsão é de que em 30 dias estejam concluídos os trabalhos.

Entramos em contato com o Consórcio Guaicurus, mas até o fechamento desta matéria não tivemos retorno.