Sesau publica manual de prevenção da gripe em Unidades de Saúde

Publicação é destinada aos profissionais de saúde

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Publicação é destinada aos profissionais de saúde

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) publicou um protocolo trazendo orientações para profissionais de saúde no atendimento à pacientes com suspeita ou confirmação de gripe. A publicação saiu no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) desta segunda-feira (30).

No último mês, foi registrada uma morte por gripe a cada 31 horas em Mato Grosso do Sul, conforme boletins epidemiológicos da SES (Secretaria de Saúde do Estado). Desde o início do ano, foram registradas 32 mortes por gripe, que inclui os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B. Só na Capital, foram 10 mortes.

O Midiamax apurou que a liminar que veta a internação de pacientes por mais de 24 horas nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) não vem sendo cumprida em Campo Grande. Desde o início da semana, dois pacientes que estavam internados há mais de um dia nas unidades Leblon e Vila Almeida, com suspeitas de H1N1, morreram, comprovando que a prática continua. 

Com objetivo de evitar a transmissão dos vírus entre paciente e profissional, o protocolo recomenta medidas de prevenção durante assistência de casos suspeitos e confirmados de infecção pelo vírus da gripe. As recomendações são destinadas a toda a equipe de suporte que tenha contato a uma distância menor que 1 metro do paciente.

Os trabalhadores de saúde estão no grupo prioritário da vacinação contra gripe pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Confira as publicações do Diário Oficial de Campo Grande AQUI.

Assistência

O paciente deve ser mantido preferencialmente em quarto privativo, com o mínimo de profissionais em contato com o isolamento. Os profissionais devem utilizar os EPI (Equipamentos de Proteção Individual), como máscaras, luvas e aventais e higienizar as mãos antes e depois do contato com o paciente.

Os médicos e enfermeiros também devem evitar tocar em superfícies como maçanetas, interruptores de luz, mesas, pias, computadores e outras superfícies próximas aos pacientes. Além disso, devem fazer o descarte adequado de resíduos.

A máscara cirúrgica a tocos que entrarem no quarto, a menos de 1 metro do paciente, deve ser substituída a cada contato com o paciente.

Transporte

Durante o transporte, o paciente com suspeita de gripe A deve utilizar máscara cirúrgica durante todo o transporte. O veículo utilizado deve passar na limpeza e desinfecção com álcool 70% ou hipoclorito de sódio 1% em todas as suas superfícies.

Processamento de artigos

Quanto ao processamento de artigos, a Sesau recomenda que sempre que possível os profissionais utilizem de artigos descartáveis. Os itens compartilhados, como termômetros. devem ser limpos, desinfectados ou esterilizados conforme rotina.

 

Conteúdos relacionados