Senalba faz mutirão por ações dos demitidos contra a Prefeitura

Ex-funcionários da Omep e Seleta são atendidos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Ex-funcionários da Omep e Seleta são atendidos

O Senalba (Sindicato dos Trabalhadores em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional no Estado de Mato Grosso do Sul) realiza desta quarta (28) até a sexta-feira (30) um mutirão com advogado para atender grávidas e pessoas afastadas por motivo de doenças que trabalhavam na Seleta e Omep para ingressar com ações individuais contra a Prefeitura de Campo Grande.

Além da ação coletiva, que pede os salários atrasados, o 13º e multa de um salário mínimo por funcionário demitido das verbas rescisórias, o advogado Celso Pereira da Silva afirma que o  sindicato visa atender as gestantes e afastados por atestado esperando mais celeridade da Justiça nesses casos, que são mais urgentes.

Isso porque o recurso impetrado pelo Senalba deverá ser analisado somente dia 23 de janeiro, no retorno das férias forenses. Para as grávidas, além de procurar receber os atrasados, as ações visam assegurar as licenças maternidade.

De abril até outubro, a Prefeitura realizou 404 demissões. Todos estavam com salários atrasados há três meses.

Grávida de sete meses e afastada por atestado médico, Daiana Landigraf, de 29 anos, recebeu a notícia de que seria demitia pela televisão. “Passei o Natal sem nenhum centavo e não sei se essa ação vai poder me ajudar, mas é o único recurso que tenho”. Ela trabalhava há dois anos pela Seleta.

Ivone de Deus, de 35 anos, está grávida de sete semanas. “Também fiquei sabendo pela televisão que não precisaria voltar ao trabalho. O que me assusta é não ter nem previsão de quando e nem se vou receber meus direitos”.

Graciela Reis de Carvalho, de33 anos, está no oitavo mês de gestação. “Estou desesperada. A gente trabalha e não sabe se vai ter o nosso direito garantido. Não dá para esperar pela ação coletiva”, desabafou.

O plantão jurídico na Senalba vai funcionar das 9h às 13h desta quarta-feira (28) até o dia 30, sexta-feira, especificamente para gestantes e afastados por atestado médico. 

Conteúdos relacionados