Evento começa dia 14

Começa no dia 14 de dezembro, até o dia 16, o 1º Seminário Regional do Folclore Monçoeiro na Rota Norte de Mato Grosso do Sul. O evento apresenta palestras, debates, performances artístico-culturais e reconstituições de trajetos, terrestres e fluviais, em que se discute, estuda, resgata e projeta-se o folclore da região através da temática da Rota das Monções em Mato Grosso do Sul. O evento acontece em duas unidades de conservação (áreas de preservação ambiental), a APA Sete Quedas do Rio Verde e a APA rio-cênico Rotas Monçoeiras (Rio Coxim) e suas respectivas comunidades ribeirinhas no entorno.

Embalado pelas músicas, poesias, danças, causos e performances teatrais de cunho folclórico da Trupe Monçoeira, nome dado ao grupo de artistas que acompanham o evento, a ação traz a história e a cultura de Mato Grosso do Sul através de seu conjunto de manifestações típicas, materiais, simbólicas e folguedos populares diversos, dentro de uma grande celebração cultural festiva, ainda muito presente no cotidiano de comunidades rurais e ribeirinhas em meio às águas pantaneiras da região.

Pretende-se, com esta proposta, realizar um dia de atividades teóricas (debates, palestras e estudos) e dois de práticas (incursões fluvial e terrestre) sob forma de seminário, sempre com performances temáticas da Trupe Monçoeira, visando o resgate e a projeção da identidade cultural da região através do folclore regional, também fomentando atividades de emprego e renda para comunidades ribeirinhas com o advento do turismo cultural de base comunitária. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo email [email protected] ou WhatsApp (67) 99959-6678.