Sem-terra dão voto de confiança ao Incra, mas se não cumprir, ‘voltam a pressionar’
Presidente nacional esteve em Campo Grande
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Presidente nacional esteve em Campo Grande
Depois da reunião entre os líderes de oito movimentos ligados aos trabalhadores rurais sem-terra e o presidente nacional do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Leonardo Góes, foi dado uma espécie de voto de confiança à promessa de aceleramento da reforma agrária no Estado, “mas se não cumprir vamos voltar a pressionar”, diz Jonas Carlos da Conceição, da direção estadual do MST.
Segundo Conceição, a principal reivindicação dos movimentos, era a retomada da reforma agrária, parada há seis anos no Estado. “Foi feito o compromisso de reestruturar, dar mais condições para as vistorias das áreas já definidas e acompanhar os procedimento nas áreas que estão em desapropriação”, afirma.
Ainda conforma a liderança, ficou acertada uma nova reunião com o presidente nacional do Incra. “Na próxima reunião, ele vem com isso mais detalhado, inclusive os recursos para o Estado. Foi positivo [a reunião], se isso for cumprido”.
Sobre a indicação de um novo superintendente para o órgão no Estado, que teve o então superintendente Humberto Mello exonerado no dia 14 deste mês, e até o momento, não foi indicado o substituto, Conceição diz que como os movimentos não reconhecem o governo Temer, o assunto não será discutido e não vai haver nenhuma indicação pelos sem-terra.
Dia de protestos
Os sem-terra que ocuparam na manhã da terça-feira (28), por volta das 7h30, parte do Shopping Marrakech, onde fica a sede do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em Campo Grande. A ocupação ocorre em protesto à paralisação das negociações sobre a reforma agrária em Mato Grosso do Sul. Outros grupos bloquearam cinco pontos de diferentes rodovias federais no Estado.
Foram bloqueados trechos da BR-262 em Terenos; 163 em Rio Brilhante e Rio Verde; 141 em Ivinhema e um ponto não identificado na BR-267 foram interditados pelos manifestantes no início desta manhã.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Marido é assassinado a pauladas por populares após agredir esposa em Ladário
Caso aconteceu na noite de sexta-feira (13) e, até o momento, não há informações sobre os autores do crime
Elon Musk acumula fortuna e lidera lista dos mais ricos dos EUA; confira o ranking da Forbes
Musk tem fortuna estimada em R$ 2,55 trilhões
Gracyanne Barbosa se pronuncia após irmã se declarar a Belo: “Respeito”
Após irmã rasgar elogios a Belo, Gracyanne Barbosa quebra o silêncio e explica a relação entre Giovanna e o ex-marido; saiba detalhes
Bodoquena recebe reconhecimento internacional como destino de turismo sustentável
A cidade integra o Programa DEL Turismo que visa promover o turismo sustentável
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.