Cotidiano

Segurança: MS vai receber tropa da Força Nacional durante eleições municipais

Envio foi aprovado pelo TSE 

Clayton Neves Publicado em 21/09/2016, às 01h39

None
1037130-11082016-sam_1906.jpg

Envio foi aprovado pelo TSE 

Mato Grosso do Sul vai receber o auxílio de tropa federal para garantir a segurança das eleições municipais no dia dois de outubro. O envio dos soldados das Forças Armadas foi aprovado nesta terça-feira (20) pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Além de Mato Grosso do Sul também vão receber o reforço os estados do Rio de Janeiro, Mato Grosso, Alagoas, Rio Grande do Norte, Tocantins, Acre e Pará. Novas requisições serão julgadas nas próximas sessões do tribunal.

Os pedidos foram feitos pela Justiça Eleitoral nos estados e foram aprovados pelos respectivos governadores.

No Rio de Janeiro, as tropas vão para a capital e para os municípios de Duque da Caxias, Nova Iguaçu, São João de Meriti, São Gonçalo, Belford Roxo, Campos, Macaé, Magé, Queimados e Japeri. O estado está entre os estados que mais registraram ocorrências durante a campanha eleitoral. A Polícia Federal (PF) investiga pelo menos dez casos de homicídios de pré-candidatos em municípios da Baixada Fluminense.

Após o término dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, pediu ao presidente Michel Temer a permanência das Forças Armadas, que estava de prontidão no estado.

Mendes atendeu a pedido do governo do Rio e da Justiça Eleitoral, que solicitaram apoio de tropas de segurança após recentes casos de assassinatos de pré-candidatos às eleições municipais deste ano.

Nas eleições municipais de 2012, cerca de 140 municípios tiveram apoio de tropas federais na segurança do pleito.

Jornal Midiamax