Casos denunciados à Justiça foram divulgados pelo Jornal Midiamax

Moradores de , município a 228 quilômetros de Campo Grande, receberam durante esse final de semana panfletos distribuídos pela (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) com esclarecimentos sobre denúncias de contaminação de água. As explicações foram dadas por causa de reportagem publicada pelo Jornal Midiamax no início deste mês, ocasião em que foram divulgados detalhes de processos judiciais relacionados ao assunto.

Nos panfletos entregues nas residências da maior cidade do interior do Estado, a Sanesul apresenta sua versão para três denúncias divulgadas pelo Jornal Midiamax no dia 1º de agosto: uma feita pelo MPE (Ministério Público Estadual) sobre o despejo de esgoto sem o devido tratamento em córregos que desaguam no rio ; outra, referente ao fornecimento de água com presença de agrotóxicos, conforme denunciado pelo MPF (Ministério Público Federal); e por fim, quanto ao uso de tubulação de amianto e sua relação com casos de , citado pela vereadora Virgínia Magrini (PP) durante uma sessão na Câmara Municipal.

A exemplo do que havia respondido aos questionamentos da reportagem, a Empresa de Saneamento negou as irregularidades. Além disso, recomendou que os moradores acessem seu site institucional, onde publicou as mesmas informações e links com relatórios de análises de água e estudos científicos, para maiores esclarecimentos.

Responsável pelos serviços de em Dourados por causa de um contrato assinado no dia 9 de setembro de 1999 e com vigência até o dia 9 de setembro de 2019, a Sanesul tenta renovar essa concessão por mais 30 anos no município. No entanto, o encaminhado à Câmara de Vereadores pelo prefeito Murilo Zauith (PSB) para autorizar essa renovação foi barrado em junho pelo MPE, que recomenda a abertura de um processo licitatório.

Desde que a Promotoria de Justiça recomendou ao Legislativo municipal que interrompesse a votação do projeto – que já havia sido aprovado em primeira discussão -, ele não voltou à pauta das sessões.