1º ao 9° ano 

Associar o tema ao conteúdo das aulas de . Esse foi o desafio lançado, este ano, aos professores da rede municipal de ensino de Campo Grande pelo Programa Sanear é Viver, da Águas Guariroba. Os melhores planos de aula serão apresentados no dia 01 de dezembro em um evento que será realizado, às 15h, na sede da empresa (Rua Antonio Maria Coelho, 5401).

Entre os dez finalistas selecionados serão escolhidos os três melhores trabalhos. O primeiro, segundo e terceiro colocados ganharão notebook, celular e tablet, respectivamente.

Nos planos de aula apresentados, os professores discutiram com os alunos de 1º ao 9° ano como é feito o tratamento da água que chega às residências, como evitar o desperdício de água, cuidados com as fossas sépticas, riscos em consumir água de poço e das caixas d’água. Os assuntos relacionados ao saneamento básico foram abordados em vídeos, na confecção de cartazes, leitura de textos em sala, jogos e brincadeiras na quadra poliesportiva.

Para a escolha dos ganhadores, terá maior peso os conteúdos que sejam de fácil execução e contemplem atividade física. “Não adianta ser tão elaborado que não possa ser executado”, comenta Willian Carvalho, gestor de Projetos Sociais da empresa.

Finalistas

Os professores selecionados são: Adriano Adania (Escola Municipal Prof. Nelson de Souza Pinheiro), Alexandre Rios Ferreira (Escola Municipal Imaculada Conceição),

Ana Carla Arantes da Silva (Escola Municipal Jose Dorileo de Pina), Ana Fabrícia de Souza Lima Dias (Escola Municipal Dr. Tertuliano Meirelles), Daniela Rosa Boaventura (Escola Municipal

João Evangelista Vieira de Almeida), Edneia Camargo da Silva (Escola Municipal Jose Dorileo de Pina), Gledielle Rezende de Almeida (Escola Municipal Licurgo de Oliveira Bastos), Luciene Gamarra Lopes (Escola Municipal Licurgo de Oliveira Bastos), Priscila Espindola Yrigoyen de Barros (Escola Municipal Osvaldo Cruz) e Sandra de Souza Brites Otero (Escola Municipal Elpidio Reis).

Programa

Voltado aos profissionais do ensino fundamental, o Programa Sanear é Viver busca incentivar professores das escolas municipais a trabalharem em sala de aula assuntos relacionados ao saneamento básico. Além de palestras e visitas técnicas à empresa Águas Guariroba, o programa promove um concurso para premiar os autores dos melhores planos de aula, que aliem o tema às áreas de conhecimento.

Desde 2010, quando foi iniciado, o programa contemplou as disciplinas de ciências, língua portuguesa, matemática, história, geografia e artes. Em 2015, o tema foi abordado por duas matérias: ciências e artes.