Rio sobe onze metros e deixa 25 famílias desabrigadas em MS

Alguns optaram por barracas para vigiar suas casas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Alguns optaram por barracas para vigiar suas casas

Com 11 metros acima do normal, o Rio Apa já deixou 25 famílias desabrigadas em Bela Vista, distante 320 quilômetros de Campo Grande, e tem colocado a cidade em estado de alerta. A Defesa Civil do município já acionou o Estado, pedindo suporte para ajudar na remoção das pessoas em situação de risco, e segundo a coordenadora Maria Alice, as equipes devem chegar na sexta-feira (26).

Conforme o site Bela Vista MS News, só na terça-feira (23) foram mais de 60 mm de chuva, elevando o nível do rio em 5 metros. Já entre quarta e quinta, não choveu na cidade, mas segundo a coordenadora da Defesa, o Apa continua subindo em razão das chuvas na cabeceira do rio. “Aqui está sol, apesar do clima nublado, mas tem descido muita água, o que faz com que o nível suba a cada hora”, disse.

Ainda segundo Maria Alice, três bairros ribeirinhos já foram alagadas e 25 famílias removidas. A maioria está sendo levada para casa de parentes, mas algumas optaram por montar uma barraca perto da casa, onde não está alagado, para vigiar o imóvel, com medo de saqueadores. “Tem cinco famílias nessa situação. Eles simplesmente não querem mais deixar suas casas, porque das outras vezes que o rio subiu, foram roubados”, explicou a coordenadora.

A cidade ainda está sob decreto de situação de emergência, em razão das chuvas de dezembro e janeiro. O decreto é válido por 180 dias.

Conteúdos relacionados