Cheia do fim de semana aumentou em 6 metros nível do rio

O , em , distante 345 quilômetros de Campo Grande, voltou a baixar depois de subir mais de seis metros acima do nível normal. Os ribeirinhos que moram no local ainda continuam em alerta, uma vez que a previsão de chuva continua em todo o Estado. Desde sábado (30), duas famílias ainda continuam desalojadas.

De acordo com a Defesa Civil da cidade, as águas do rio invadiu muitas casas no fim de semana depois de uma chuva intensa em Bela Vista. “O rio baixou agora a tarde, e agora aos poucos volta ao normal”, disse a coordenadora da Defesa Civil de Bela Vista, Maria Alice Aranda.

Com a cheia, ontem (02) duas famílias ficaram desalojadas e foram para casa de parente. Outras famílias, segundo a Defesa Civil, estão sendo monitoradas. “Estamos em alerta. Todo dia o rio está sendo monitorado”, afirma Maria Alice. A coordenadora citou que há 12 famílias ribeirinhas, que sofrem com toda cheia do Rio Apa.

Na última cheia, no início de dezembro 34 famílias que moram na região ficaram desabrigadas. “Destas, duas ainda continuam em abrigo porque as casas, com águas até o teto, fiaram muito danificadas. Para outras quatro famílias, a Prefeitura paga o aluguel social”, explica.

A pior no Rio Apa aconteceu em 1997, quando as águas alcançaram mais de 12 metros acima do nível normal do rio.