‘Princesinha dos ervais’, Ponta Porã comemora 104 anos de emancipação

Cidade teve grande importância durante o ciclo da erva-mate

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Cidade teve grande importância durante o ciclo da erva-mate

Ponta Porã, a 346 quilômetros de Campo Grande, comemora 104 anos de emancipação política nesta segunda-feira (18). A ‘Princesinha dos Ervais’, como é carinhosamente chamada, por conta das grandes plantações da erva-mate, teve fundamental importância para o Brasil durante o ciclo da erva. 

Para comemorar o aniversário da cidade, o trio Hermanos Irmãos realizará show gratuito no nesta segunda, no Centro de Convenções Internacional Miguel Gomes. O show intitulado “Por América” é uma realização da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e apoio cultural da Prefeitura Municipal e Fundação da Cultura de Ponta Porã.

Ponta Porã tem como atividades econômicas a pecuária, agricultura, extração de madeiras. O trabalho é sempre relacionado com o comércio, a indústria, a prestação de serviços e os serviços públicos. Atualmente, o município possui 86.717 habitantes.

História

'Princesinha dos ervais', Ponta Porã comemora 104 anos de emancipaçãoA origem de Ponta Porã começa com a formação de um povoado denominado inicialmente Punta Porá, que surgiu dentre os campos de erva-mate.

Antes da Guerra do Paraguai, Ponta Porá era apenas uma região deserta no interior do Paraguai, habitada somente por algumas tribos de índios, como os Nhandevas e os Caiuás, descendentes do povo Guarani, que viviam em harmonia com a natureza, caçavam, coletavam frutos e pescavam, além do cultivo de pequenas roças. A região era também local de parada de carreteiros que faziam o transporte de erva-mate.

Em 1872, após o fim da Guerra do Paraguai, houve a fixação da região fronteiriça do Brasil com o Paraguai, no qual também constavam os respectivos limites com o Brasil. Em 18 de julho de 1912 foi criado o Município de Ponta Porã, deixando de ser distrito de Bela Vista. No ano seguinte foi instalado o município e toma posse seu primeiro Prefeito, Ponciano de Matos Pereira. 

Conteúdos relacionados