No domingo, maioria acompanha pela TV.
É amanhã (17) a votação do pedido de impeachment da atual presidente Dilma Rousseff (PT) pela Câmara dos Deputados. Podemos comparar a expectativa da data com a final da Copa do Mundo, pois além de ansiosos com o desdobramento político atual, a população cada vez mais demonstra interesse no assunto.
Em uma enquete realizada pelo Jornal Midiamax na manhã deste sábado (15) na região central da Capital, a maior parte dos passantes afirmou que pretendem acompanhar a votação pela televisão. “Já acompanhei a queda do João Goulart, do Fernando Collor e agora a queda da Dilma. Com toda a certeza vou assistir, é mais um momento histórico para o nosso país”, declarou o aposentado Iteler Silveira Leite de 74 anos.
O encarregado de almoxarifado, Marco Aurélio Monteiro,52, atenta que tudo o que está acontecendo atualmente no Brasil, serviu como alerta para quem tem a ambição de entrar para o mundo político. “Acredito que a população está esperta, agora não deixa passar batido mais nada. O político deve trabalhar para o público e não em benefício próprio como vemos por aí” comentou.
Domingo é o dia internacional do descanso, um convite ao ‘dolce far niente‘. Entretanto, há quem prefira ir às ruas e assistir a tudo em um clima de manifestação. “Vou vestir minha camiseta verde e amarela e vou me juntar com aqueles que vão assistir a votação no telão. Dilma vai cair, eu torço pra isso” disse empolgada a dona de casa Genilde Lima Pereira, 48.
Trânsito
Em Campo Grande, a mobilização para acompanhar a votação vai interditar um trecho da Avenida Afonso Pena, no período da tarde. De manhã, uma corrida Contra Corrupção, da Associação dos Delegados e Policiais Federais, que terá concentração na Praça do Rádio, vai bloquear a avenida, no trecho entre a Rua Pedro Celestino sentido Parque dos Poderes. A corrida terá início às 7 horas. A ida e a volta serão pelo mesmo trecho na via.
A partir das 13 horas, o trecho da Avenida onde fica o prédio do Ministério Público Federal, sentido shopping Campo Grande, ficará interditado. Será colocado um telão no local e a interdição seguirá até o fim da votação do impeachment.
O comércio e os supermercados estarão funcionando normalmente durante o domingo.