PF cumpriu mandados de busca em fazenda e caminhonetes de ruralistas
Corporação diz não ter encontrado armas
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Corporação diz não ter encontrado armas
A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta quarta-feira (15), mandados de busca em caminhonetes e na Fazenda Yvu, em Caarapó, a 273 quilômetros de Campo Grande. Na terça-feira (14), o indígena da etnia Guarani-Kaiowá Cloudione Rodrigues Souza, de 26 anos, morreu em um confronte em índios e produtores rurais.
De acordo com o delegado Marcel Maranhão Rosa, os fazendeiros autorizaram as buscas e não foram encontradas armas com eles.
Conforme o delegado, a Polícia Federal está “apurando o conflito em si”. “Houve confronto e temos que apurar as circunstâncias e quem foi o autor dos disparos”, disse. Rosa afirmou ainda que a corporação trabalha com o número de cinco a sete feridos e um morto. A Polícia Federal já colheu depoimentos e vai trabalhar com a análise dos vídeos feitos durante o confronto.
A Funai (Fundação Nacional do Índio) enviou dois representantes ao local, que não estão autorizados a conceder entrevistas. O Jornal Midiamax apurou que eles estavam atualizando a lista de feridos e o estado de saúde deles com a polícia.
Nesta manhã, as polícias Federal e Militar estiveram na área do conflito, para tentar recuperar as armas dos militares que ficaram reféns dos indígenas por algumas horas, na tarde da terça. Segundo o coronel Caros Silva, comandante da PM na região, os indígenas estão com três pistolas, uma espingarda calibre 12 entre outros equipamentos policiais. Eles teriam prometido devolver o armamento às 10 horas, mas a devolução não se concretizou. Os índios então marcaram para às 14 horas a devolução.
Conforme o comandante, os militares estão fornecendo apoio à Polícia Federal e que não permanecem na área por conta da insegurança, já que os indígenas estão com armas. A operação é feita com viaturas da PM de Dourados e do Bope (Batalhão de Operações Especiais) da Capital.
O Jornal Midiamax ainda não conseguiu contato com os índios, que estão bloqueando um trecho de acesso à Fazenda Novilho, onde um canavial foi incendiado.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Filho de Viih Tube recebe alta após 20 dias e diagnóstico é revelado; confira
Após 20 dias de internação, Ravi recebeu alta médica; pela primeira vez, os médicos revelaram qual é o diagnóstico do filho de Viih Tube
Marido é assassinado a pauladas por populares após agredir esposa em Ladário
Caso aconteceu na noite de sexta-feira (13) e, até o momento, não há informações sobre os autores do crime
Elon Musk acumula fortuna e lidera lista dos mais ricos dos EUA; confira o ranking da Forbes
Musk tem fortuna estimada em R$ 2,55 trilhões
Gracyanne Barbosa se pronuncia após irmã se declarar a Belo: “Respeito”
Após irmã rasgar elogios a Belo, Gracyanne Barbosa quebra o silêncio e explica a relação entre Giovanna e o ex-marido; saiba detalhes
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.