OAB/MS manifesta intolerância à violação das prerrogativas dos advogados

Protocolaram documento em defesa da democracia

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Protocolaram documento em defesa da democracia

Lideranças da advocacia estiveram na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) na manhã desta quarta-feira (23) para protocolar documento em defesa da democracia e das prerrogativas do advogado, tendo como fundamento a violação do sigilo profissional entre advogado e cliente (art 5º. § XVI da CF/88 c/c art. 7º, § II do Estatuto da Advocacia).

O presidente da OAB/MS, Mansour Karmouche, recepcionou os advogados e destacou as providências da Seccional com relação à interceptação de ligações telefônicas entre advogados e clientes, sobretudo a divulgação ilegal dos grampos telefônicos de particulares e autoridades da República.

“A divulgação das escutas pela imprensa ultrapassa a competência do Supremo Tribunal Federal (STF), ferindo a imparcialidade das instituições. É preciso limite nas decisões judiciais. A violação da prerrogativa agride a Constituição, o advogado e fragiliza o direito de defesa”, declarou Mansour.

Abílio Júnior Vaneli, falou em nome do grupo de advogados, pedindo intransigência do Conselho Federal e da OAB/MS na defesa das prerrogativas praticadas nos últimos dias. “A justiça criminal não pode ser realizada a qualquer preço, sobretudo, violando a Constituição e as prerrogativas do advogado. O processo político turbulento que nós vivemos vai passar e nós continuaremos sendo advogados, mas não podemos aceitar nenhum tipo de violação aos nossos direitos”, ressaltou.

O conselheiro federal da OAB/MS, Ary Raghiant Neto, explicou a orientação do Conselho Federal de que, havendo violação de prerrogativas, a entidade deve estar de prontidão para atender o advogado. “Prerrogativa é prioridade da nossa instituição, seja do Conselho Federal, seja da Seccional, e isso nós não vamos transigir. A OAB precisa separar a questão política do impeachment, da questão relacionada com a violação de prerrogativas e é desta forma que estamos trabalhando. O Conselho está atento, criou uma comissão para tratar sobre o tema e a OAB/MS tem uma comissão específica para atender qualquer violação”, advertiu Ary.

O diretor-tesoureiro da OAB/MS, Stheven Razuk, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso do Sul (CAAMS), José Armando Amado e o coordenador das Comissões, Gabriel Marinho, também participaram da reunião.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados